Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

Cinemato

Após seis anos, Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá retoma em abril; inscrições abertas

Foto: Reprodução

Após seis anos, Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá retoma em abril; inscrições abertas
Após seis anos, o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá retoma com sua 20ª edição entre os dias 7 e 12 de abril, com programação online. As inscrições para os filmes que irão competir em seis mostras estarão abertas até o próximo dia 28 de fevereiro.

Leia mais:
Bailarina de MT será homenageada com documentário e exposição fotográfica

“Depois de uma lacuna de seis anos – por conta da ausência do Poder Público – este, que costumava ser um dos eventos mais importantes do calendário cultural de Mato Grosso, está de volta. E quem diria, mesmo em meio a um cenário tão árido do ponto de vista social. Em situação de pandemia, o festival renasce. O verde brota das cinzas”, declarou o realizador do festival, Luiz Borges.

O Cinemato volta à cena com incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado em edital realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

Os filmes podem se inscrever nas em seis mostras e suas respectivas categorias: Mostra Competitiva de Longas-metragens Brasileiro (Melhor Longa-Metragem Brasileiro), Mostra Competitiva de Filmes do Centro Oeste (Melhor Curta-Metragem Brasileiro, Melhor Filme), Mostra Competitiva de Filmes do Mato (Melhor Filme), Mostra Competitiva de Séries mato-grossenses (Melhor Série) e Mostra Competitiva de filmes de Resistência (Melhor Filme).

Com o tema “Conexões e Circulações Audiovisuais”, o Festival terá ainda seminário homônimo, oficinas de formação e capacitação, debates com os realizadores dos filmes e outras duas mostras especialíssimas que condizem com algumas das principais diretrizes do festival, a democratização do acesso ao cinema e formação de plateia. No caso, a Cinema Paradiso e a Cinema Escola, respectivamente.

As inscrições podem ser feitas aqui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet