Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

GRATUITO

Projeto abre inscrições para capacitar empreendedoras negras de Cuiabá

Foto: Reprodução

Projeto abre inscrições para capacitar empreendedoras negras de Cuiabá
O projeto “Potências Negras de Cuiabá: estratégias femininas - Passado e Presente” está com inscrições abertas e visa capacitar as empreendedoras negras da capital mato-grossense, a partir da próxima segunda-feira (8). Durante o evento, Evanilda Maria Ramos dos Santos, a “Tina”, será homenageada por conta de seu trabalho de educação financeira que desenvolve nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande, para promover a auto independência de mulheres.

Leia também:
Mostra Etnomídia Indígena exibe oito trabalhos audiovisuais ao longo da semana; veja programação

Tina é do Fórum Estadual de Mulheres Negras, com sede em Cuiabá, e a partir do projeto de educação financeira ela começou a criar parcerias, sem qualquer repasse de dinheiro público, e conseguiu uma estrutura de psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista, para mulheres, principalmente aquelas que são vítimas de violência. Tudo isso na área da casa dela, pois não tinha outro lugar, e até fornece alimentação vindo também da horta criada no local.

“O Potências Negras é um projeto pensado para apresentar e trazer visibilidade social ao empreendedorismo das mulheres negras que valorizam os saberes ancestrais, bem como estratégias desses saberes na gestão cultural de seus negócios. Promovendo independência, valorização de autoestima, geração de emprego e renda, e, sobretudo, em um movimento cultural antirracista”, destaca a historiadora, mediadora e produtora do projeto, Silviane Ramos, mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso, e doutora pela Universidade Federal de São Carlos, ambos em História.

Programação

A mediação das oficinas será feita pela proponente Letícia Oliveira, mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), e que atua como produtora de ações culturais junto com a população negra e quilombola do estado de Mato Grosso. Centra seus estudos e projetos, especialmente, nas manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, patrimônio e memória da diáspora africana.

O projeto começa no Dia Internacional da Mulher, próxima segunda-feira, com o tema “Os sentidos femininos de empreender”, em que as historiadoras Silviane Ramos e Joana Oliveira vão debater “Quem empreende cultura ancestral?”.

O segundo encontro, na terça-feira (9), traz “Evidências e heranças no centro histórico de Cuiabá”. Com a palestra: “O que ensinam nossas ancestrais? Mulheres negras e atuantes na sociedade cuiabana dos séculos passados”, por Silviane Ramos e a ilustradora e historiadora, Cristina Soares.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, destinadas aos interessados com idade a partir dos 18 anos, e devem ser feitas pelo e-mail potenciasnegrasdecuiaba@gmail.com.

Os encontros acontecerão de forma virtual, com transmissão ao vivo pela página do Facebook, “Potências Negras de Cuiabá”, sempre às 19h. Ao final, quem concluir com 75% de presença, ganhará o certificado de seis horas, que será enviado de forma digital, por e-mail. Mais informações pelo Instagram @potencias_negras_de_cuiaba.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet