Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

PATRIMÔNIO

Emanuel assina ordem para restauração da Casa de Bem-Bem; obra deve ser entregue em seis meses

Foto: Reprodução/Divulgação

Emanuel assina ordem para restauração da Casa de Bem-Bem; obra deve ser entregue em seis meses
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assinou a ordem de serviço para a reconstrução e restauração da Casa de Bem-Bem, nesta terça-feira (13), junto da secretária municipal Carlina Jacob. A obra está prevista para ser entregue em seis meses, a partir da próxima semana.

Leia também:
Teatro Lambe-Lambe conta histórias da Casa de Bem-Bem por meio de espetáculo online

“Essa obra tem um grande investimento cultural, emocional, humano, social e histórico, pois resgata os valores e os costumes da população cuiabana. Como cuiabano de ‘tchapa e cruz’ fico muito orgulhoso em poder dar sequência a esse projeto, que infelizmente com as intempéries da natureza e problemas no passado, a Casa acabou cedendo no período chuvoso”, declarou o prefeito da capital mato-grossense.

A empresa responsável pela obra é a Archaios Engenharia, Consultoria, Projetos e Restauração Ltda. A obra está prevista para ser entregue ao público em seis meses, a partir da próxima semana.

Previamente, foram realizadas visitas técnicas no local, com o objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram realizados às quartas-feiras e aconteciam em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa. As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialistas em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.

A Casa de Bem-Bem ficou conhecida pelas grandes festas de santo, sendo uma das mais tradicionais da época. Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo era, dentre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.  Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências, com muita fartura.

“É motivo de muita satisfação estar à frente da pasta da Cultura e representar um momento tão importante como esse. É a gestão Emanuel Pinheiro que trabalha para fortalecer e resgatar o patrimônio histórico de Cuiabá”, disse a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet