Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

GRATUITO

Última semana do Cinemato traz mostras temáticas; premiação na próxima sexta

Foto: Reprodução

Última semana do Cinemato traz mostras temáticas; premiação na próxima sexta
A última semana do Cinemato 2021 traz as mostras temáticas Centro-Oeste, Resistência e Filmes do Mato, composto por curtas, séries e telefilmes de Mato Grosso, a partir desta segunda-feira (17). Já a entrega dos prêmios aos vencedores das categorias desta edição ficou marcada para a próxima sexta-feira (21).

Leia também:
Bruno Bini fala sobre escalação de Gagliasso, pandemia e força dos streamings; assista

Os grandes destaques ficam para os telefilmes. Há “Missivas”, de Caroline Araújo e Maurício Pinto, que entra em cartaz na terça-feira (18). A produção revela a trajetória da militante Jane Vanini, destacando a relação construída entre ela e sua família por meio de cartas enviadas quando Jane estava no exílio (1972-74).

Já “Vila Haiti”, de Luzo Reis, previsto para ser exibido na quarta-feira (19), acompanha dois jovens imigrantes haitianos residentes em Cuiabá. Ao saírem de seu país em busca de melhores condições de vida, esses jovens levaram consigo a missão e a responsabilidade de ajudarem seus familiares que ficaram.

Por fim, na quinta-feira (20), é a vez de “As Cores que Habitamos”, de Marithê Azevedo. O filme traz em seus 51 minutos várias nuances da diversidade cultural de Cuiabá, passando pela história ancestral até chegar à contemporaneidade num constante diálogo com moradores de diversos lugares.

Assim como na exibição dos filmes que concorrem ao Troféu Coxiponés pelo Júri Oficial e Popular, as produções das mostras temáticas desta semana também ficarão disponíveis por 24h. Os filmes desta vez estarão no canal Festival Cinemato, no YouTube.

Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos na sexta-feira (21), na cerimônia de encerramento, transmitida em tempo real, a partir das 20 horas (horário de MT) no mesmo canal. O encerramento será marcado também, por homenagem ao pesquisador Carlos Brandão.

Mostra de Resistência

Diversos temas emergentes e urgentes da sociedade pautam as mostras do festival, especialmente, a Mostra Filmes da Resistência. Na segunda-feira (17), em razão do Dia Internacional contra a LGBTfobia, serão exibidos filmes com recorte para o Protagonismo LGBTQIA+.  

Na terça-feira (18), entram em cartaz filmes da seleção “Protagonismo negro” e nos dias subsequentes, “Protagonismo feminino” e “Protagonismo Ambiental”.

Programação infantil

Com uma cartela diversa, o Cinemato disponibiliza diariamente, filmes para crianças pela Mostra Cine Caramelo Itinerante MT, que tem curadoria da diretora do festival homônimo, Andreia Vigo. Ainda na lista de filmes, há produções recém-produzidas pela Lei Aldir Blanc e uma seleção especial de curtas e longas produzidos no Centro-Oeste.

Inclusive, a 20ª edição do Cinemato é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, cujo projeto foi selecionado por edital do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

A edição 2021 conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso – via Assembleia Social -, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação e Cine Teatro Cuiabá.

Confira a programação completa no site do Cinemato.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet