Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

'Olha Aqui / Vida-Lixo'

Documentário conta a história de catadora de 70 anos que mora em lixão de Cuiabá

Foto: Fernando Rodrigues

Documentário conta a história de catadora de 70 anos que mora em lixão de Cuiabá
O documentário “Olha Aqui / Vida-Lixo” traz a história de dona Miguelina, uma senhora de mais de 70 anos que trabalha no lixão de Cuiabá há cerca de 20 anos. Ela mora em um barraco no lixão durante a semana e, aos sábados e domingos, retorna para sua casa em Várzea Grande, região metropolitana da capital mato-grossense.  

Leia também: 
Curta-metragem em animação sobre natureza traz elementos 2D e 3D

A obra conta com a produção do fotógrafo Fernando Rodrigues e do produtor Rogério Santana. O documentário será lançado na próxima quarta-feira (2), no Cine Teatro de Cuiabá, às 20h. A entrada será 1 kg de alimento não perecível e toda arrecadação será doada para as famílias que trabalham no lixão do município.

"A ideia de produzir o documentário surgiu depois que aceitei um convite do Rogério para fotografar uma ação do grupo 'Amigos Solidários de Cuiabá', que ocorreu no aterro sanitário da cidade para doação de cestas básicas e roupas.  Durante as fotos, surgiu o interesse em mostrar a vida dos trabalhadores que dependem daquele local para sobreviver", conta Fernando.

Dona Miguelina é a personagem principal do documentário, mas há outras personagens. A dona Maria Conceição, por exemplo, é moradora da cidade de Lucas do Rio Verde e trabalha entre 15 a 20 dias por mês no local. Os produtores conversaram, ainda, com o líder do movimento dos catadores de Mato Grosso, Tiago da Silva Duarte, e com a representante da frente dos catadores de Cuiabá, Lucimara Abadia de Souza.

A trilha sonora do documentário foi produzida pelos músicos Pacha Ana, Maicon Saatti e Augusto Krebs, e as imagens de drone foram feitas pelos profissionais Wesley Andrade, do Pipa de Nerd e Walber Destro. A estreia contará com a presença de alguns catadores, que estarão à disposição para contar suas histórias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet