Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

HORA DE REBUÇAR

Sopa, chá de cidreira e oração para espantar o frio: como é a noite do “cuiabano raiz” sob baixa temperatura; veja vídeos

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Sopa, chá de cidreira e oração para espantar o frio: como é a noite do “cuiabano raiz” sob baixa temperatura; veja vídeos
Seja de “Chapa e Cruz” ou do “Pé Rachado”, o cuiabano definitivamente não está acostumado com o frio. Na “cidade 40 graus”, uma semana com recordes nas baixas temperaturas trazem de volta comportamentos típicos por essas ‘bandas’. Esqueça essa história de fondue, risoto e outras opções “instagramáveis”.  

Leia mais:
Fondue, risoto e mais: dicas gastronômicas para aproveitar o frio cuiabano

Terço pedindo para a ‘fria’ ir embora, chá de cidreira, reunião em família e sopa quente. Esse pode ser um breve resumo comportamental do “cuiabano raiz” diante de um frio de 10ºC. E foi bem assim a noite desta segunda-feira (28) na casa de dona Ninita, como é conhecida a tradicional moradora do bairro CPA 2, em Cuiabá. Olhar Direto conversou com Rakelly Maria Ferreira de Lima, que registrou em vídeos o “sofrimento” do cuiabano com o frio. 

Rakelly Lima ,32, e a família moram em Cuiabá, mas os mais antigos são naturais de Santo Antônio do Leverger. Nenhuma das duas cidades, convenhamos, habituada a temperaturas tão baixas. A solução para o frio?

Reunião para rezar um terço em preces e, de quebra, orações para que o frio fosse embora. Com muita coberta, todos ‘adjojados’ passaram um chá quente de capim cidreira. A janta só podia ser mesmo  uma bela sopa de cuiabano, com legumes, macarrão e carne com osso, para aquecer. 

"Devido ao terço de família que temos toda semana, não teve como escapar. E comer é essencial no frio de Cuiabá, né?! Então se não for pra rezar tem que ser para comer. Se for a noite tem que ser sopa, se o frio perdurar de dia tem que ser um ensopadão ou uma feijoada cuiabana", disse Rakelly.

Foi com bom humor, fé e comilança que a família de Rakelly se comportou com a chegada desta frente fria, que fez o cuiabano tirar os casacos do guarda-roupas. 

A ‘cidade 40 graus’ bateu recordes nas baixas temperaturas, alcançando 10ºC nesta terça-feira (29). Este é o segundo dia consecutivo de recorde de frio na capital mato-grossense. Nesta segunda-feira (28), os termômetros marcaram 13,7ºC por volta das 15h.
 
Para hoje (29), a temperatura não deve passar dos 17ºC. Já na quarta-feira (30), a mínima é de 14ºC, mas a tendência é de elevação e Cuiabá pode atingir os 26ºC. Na quinta-feira (1), a mínima é de 14ºC e a máxima de 28ºC. Na sexta-feira (2), a mínima é de 16ºC e a máxima de 34ºC.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet