Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Como funciona uma clínica de reabilitação masculina?

Foto: WebFoco

Como funciona uma clínica de reabilitação masculina?

Uma clínica de recuperação e reabilitação tem como principal função o acolhimento de um dependente químico, a fim de disponibilizar um tratamento individual adequado, para que o mesmo possa voltar a ter mais saúde, a viver longe das drogas e ser reinserido na sociedade.

Saiba como funciona uma clínica de reabilitação masculina.

Tratamento de reabilitação para homens

A clínica de recuperação e reabilitação masculina oferece um tratamento para os dependentes químicos, que pode ser feito em duas modalidades, que se diferem em tratamento voluntário e em tratamento involuntário.

O tratamento voluntário consiste na internação do dependente químico seguindo a sua vontade, ou seja, ele escolhe ser internado em uma clínica de reabilitação, a fim de combater a dependência química. Esse é o tratamento mais recomendado, porque com o consentimento do paciente, a internação e o tratamento como um todo serão mais eficientes e eficazes.

O tratamento involuntário, por outro lado, acontece quando o dependente químico é internado contra a sua vontade, por meio da autorização de familiares e responsáveis. Esse tratamento acontece quando a situação de dependência química foge de controle e o paciente pode estar correndo riscos, que levem ao óbito.

Qual o tempo de duração do tratamento?

Em geral, as clínicas de recuperação e reabilitação masculinas têm tratamentos que duram, em média, de 90 a 180 dias. Porém, esse número é apenas uma estimativa, tendo em vista que o problema de dependência química pode variar de paciente para paciente.

Alguns fatores podem influenciar na quantidade de tempo que o paciente ficará internado para o tratamento de drogas, como a idade do paciente, o tipo de droga consumida, a quantidade e o tempo em que consumiu, o metabolismo do paciente e se houve consumo de mais de um tipo de substância química.

Cuidado com a abstinência

Por mais que o dependente químico já tenha se submetido a um tratamento contra as drogas, em alguns casos, é comum que o mesmo volte a sentir vontade de consumir certas substâncias. Isso é chamado de abstinência, que caracteriza o sofrimento do corpo pela falta da substância antes consumida e utilizada com grande frequência.

As drogas causam muitas alterações no organismo do paciente, que além de prejudicarem a saúde, podem ocasionar em um vício. Assim que o dependente químico se acostumou a receber toxinas provenientes das drogas, ou seja, criou um hábito de consumi-las, fica mais difícil se livrar desse problema.

Ao se abster dessas substâncias, ou seja, entrar em estado de abstinência, alguns sintomas podem aparecer como dores, tremores, aumento de pressão arterial, crises de ansiedade e desconforto físico. Apesar de causar certo mal-estar, a fase de abstinência é necessária para a recuperação ideal do paciente.

Assim, caso o ex-dependente químico comece a sentir vontade de voltar a consumir drogas, o melhor a se fazer é procurar ter um acompanhamento médico, assim como uma clínica de recuperação e reabilitação masculina.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet