Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Cinema

'Narradores'

Documentário e livro contam a história de ribeirinhos do Rio Araguaia

Foto: Reprodução

Documentário e livro contam a história de ribeirinhos do Rio Araguaia
O documentário “Narradores do Araguaia - Lendas” traz a história de alguns ribeirinhos que vivem no rio que banha Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. O filme será lançado nesta quinta-feira (22), no espaço Cultural Valdon Varjão, em Barra do Garças (a 521 km de Cuiabá), junto do lançamento do livro e exposição “O Rio e Sua Gente”.

Leia também:
Digital influencer de MT é confirmada em reality show para a TV

“O projeto consistia na pesquisa sobre as histórias de seres encantados que habitam o rio Araguaia. Pude vivenciar e registrar tantas pessoas, histórias. Tive a oportunidade de ouvir sobre os seres encantados. Vimos tanta beleza que nossos olhos não deram conta de enxergar. O livro e a exposição contém um pouco do que vivemos nessa linda jornada”, diz Sheila, que fez o registro de imagens para o documentário.

O documentário mostra a relação das pessoas com o rio Araguaia, o porquê de elas viverem ali, histórias e lendas. O livro, além das fotografias, traz um conto e um poema escritos por João Luiz do Couto. “A Aventura do Zé Mosquito e a Boiuna”, resultado dos contos que ele ouviu durante a viagem, e “Água Emendada”, poema que mostra uma certa intimidade conflituosa e busca por conhecimento.

A edição e finalização do documentário ficaram por conta de Jessica Ayara.

Aprovado pela Aldir Blanc

As três produções integram o projeto “João Luiz do Couto e os narradores do Araguaia” contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – “Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. O projeto, proposto pela Associação Cultural Ciranda, homenageia o escritor, ator e diretor Couto.

Natural de São Felix do Araguaia, o ator viveu grande parte da vida adulta em São Paulo. Em 2014, saiu em busca de autoconhecimento. Foram quatro meses percorrendo o rio Araguaia, da nascente até a foz, na intenção de conhecer sua ancestralidade, conectar com suas raízes e aumentar seu repertório artístico sobre contos e lendas da região.

Serviço

Lançamento do documentário e livro “João Luiz do Couto e os narradores do Araguaia”
Data: 22 de julho de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural Valdon Varjão, Barra do Garças – MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet