Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Therezinha de Jesus

Defensora da cultura, tia de Dante de Oliveira morre aos 91 anos

Foto: Reprodução

Defensora da cultura, tia de Dante de Oliveira morre aos 91 anos
Defensora da cultura mato-grossense e tia de Dante de Oliveira, Therezinha de Jesus Arruda faleceu aos 91 anos. O corpo de Therezinha foi encerrado às 11h no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, na capital mato-grossense.

Leia também:
Além de artista plástico renomado, Adir Sodré era um amigo leal e pai

Nas redes sociais, diversos amigos e familiares publicaram suas homenagens neste sábado. Uma delas foi a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto. Ao Olhar Conceito, Neila afirmou que Therezinha estava debilitada há algum tempo por problemas de saúde.

A artista plástica Meire Pedroso também homenageou Therezinha. “Se um dia, atrizes e atores desse grupo rodaram as ruas de Cuiabá cantando e contando histórias, teve uma puxada de Terezinha. Mulher de punho forte. O debate com ela era sempre bem apimentado, principalmente quando nossas divergências eram gritantes, mas as diferenças não nos apartaram”, disse.

Therezinha fundou o Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR). Também autora, ela participou da fundação do Museu de Arte e de Cultura Popular e do Cineclube Coxiponés. Recebeu, entre outras condecorações, a medalha Félix Elmuza, máxima condecoração outorgada aos trabalhadores da imprensa em Cuba, e da UFMT, medalha por ocasião das comemorações dos 40 anos da Instituição.

O corpo de Therezinha foi velado neste sábado na Capela Tulipas, no Jardins, em Cuiabá, e foi encerrada às 11h no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet