Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

Patrocinado pela Petrobras

Podcast conta a história do lambadão mato-grossense com perspectiva de criador

Foto: Reprodução

Podcast conta a história do lambadão mato-grossense com perspectiva de criador
O podcast “Embrazado”, patrocinado pela Petrobras, irá contar a história do lambadão mato-grossense na próxima quinta-feira (2), em um episódio especial com participação de Zé Moraes, considerado como criador do lambadão. O episódio estará disponível gratuitamente nas plataformas de áudio e no Portal Embrazado, a partir das 17h.

Leia também:
Novo edital investe R$ 12 milhões na cultura e eventos natalinos de Mato Grosso

Ao percorrer os caminhos que o gênero vem trilhando ao longo desses 30 anos, os apresentadores Igor Marques e GG Albuquerque buscam as histórias que formataram o lambadão como uma das expressões musicais mais fortes e presentes no Mato Grosso. Dos primeiros acordes em Poconé, passando pelas festas de santo na baixada cuiabana, até a recente conquista do título de movimento cultural e musical do estado.

Para contar essa história, o podcast conta com a presença ilustre de Zé Moraes, parceiro de Chico Gil na banda Novo Espaço e Gil Banda Show, mais famoso pelos sucessos marcantes na Banda Estrela D’alva. Também participam a jornalista e mestra em cultura contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lidiane Barros, o músico Kinyou Mega Show e o produtor musical Alcemar Matos, pioneiro nas gravações do gênero, responsável pelos primeiros álbuns de bandas como Os Maninhos, Scort Som, Estrela D’Alva.

Considerado o criador do lambadão, Zé revela detalhes de como adicionou o sotaque local ao ritmo paraense, ainda no começo dos anos 1990: “A gente já tocava a lambada, já tinha o ritmo do carimbó, aí então a gente resolveu compor as letras, que quase não era cantada”, comentou fazendo referência ao Mestre Vieira e demais mestres da guitarrada responsáveis pela criação da lambada ainda na década de 1970.

O podcast

O Embrazado surgiu no Recife como uma festa que apresentava um panorama de variados gêneros musicais produzidos nas periferias brasileiras. A partir de 2019, através do Podcast, se tornou também um projeto jornalístico que pauta as sonoridades experienciadas na festa, entrevistando figuras atuantes em diversas cenas musicais.

Atualmente o Podcast Embrazado acumula mais de 50 mil reproduções e ultrapassa os 11 mil downloads somados entre as plataformas onde é publicado (YouTube, Spotify, Sua Música, Google Podcasts, Apple Podcasts, etc). Nestes 2 anos em atividade, já pautou cenas musicais periféricas de 14 estados brasileiros e contou com mais de 50 entrevistados.

Hoje o Podcast integra o Portal Embrazado, lançado em 2020 por meio do Programa Petrobras Cultural. O projeto foi uma das 19 propostas selecionadas em um universo de 2 mil inscritos. O portal jornalístico realiza pesquisa sobre os ritmos periféricos de diversas cidades do Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet