Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Competição nacional

Ruth Albernaz se torna a primeira mulher de MT a vencer o Prêmio Pipa Online 2021

Foto: Reprodução

Ruth Albernaz se torna a primeira mulher de MT a vencer o Prêmio Pipa Online 2021
Ruth Albernaz se torna a primeira mulher de Mato Grosso a vencer o Prêmio Pipa Online 2021 e receberá uma doação de R$ 5 mil. Na edição deste ano, ela foi a única representante do estado. Daiara Tukano, do povo Yepá Mahsã, também foi uma das vencedoras.

Leia também:
Salão Jovem Arte homenageia Adir Sodré, Marília Beatriz e outros nove artistas; veja lista

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13), pouco mais de uma semana após o encerramento da votação. Em um comunicado, a organização pediu desculpas pelo atraso e explicou que, após uma análise interna, foram identificadas irregularidades em alguns votos. No total, na primeira e segunda etapa foram contabilizados 33.141 votos.

“Foi uma honra e uma responsabilidade também porque representar o estado em um prêmio importante como o Pipa, é um momento de colher os frutos dos trabalhos que faço há bastante tempo, e também de levar a arte e cultura de Mato Grosso para o cenário nacional. O Prêmio Pipa é um dos principais prêmios de arte contemporânea”, explicou Ruth ao Olhar Conceito sobre a indicação.

Na edição de 2021, o Prêmio Pipa focou na produção mais recente, com artistas indicados que tenham feito sua primeira exposição individual ou coletiva há no máximo 10 anos, de diversas áreas: pintura, fotografia, instalação, vídeo, performance e outras mídias, de todas as regiões do país. No total, 59 artistas foram indicados, dos quais 58 foram convidados a participar do prêmio pela primeira vez.

Pós-doutoranda em Ensino na Amazônia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Bionorte - MCTI, Ruth tem produção artística voltada para as conexões entre o ser humano e a natureza, xamanismo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet