Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Confira programação

Festival Zé Bolo Flô promove edição especial com espetáculos itinerantes no CPA, Pedra 90 e Centro Histórico de Cuiabá

Foto: Divulgação

Festival Zé Bolo Flô promove edição especial com espetáculos itinerantes no CPA, Pedra 90 e Centro Histórico de Cuiabá
Com performances, espetáculos itinerantes, teatro em caixinha, dança, orquestra de percussão com latas, poesia musical, circo e hip-hop, a 4ª edição, o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua espalha arte em suas diversas expressões pela cidade de Cuiabá. 

Leia também:
Tratamentos estéticos para o verão não podem ser deixados para última hora, alerta esteticista

O evento acontece a partir da próxima quinta-feira (30) e segue até sábado (02), no Centro Histórico e nos bairros CPA 1 e Pedra 90. A ação tem o objetivo de transformar cada local de intervenção em espaço de acolhimento cênico, sensibilizando, assim, o cansaço de quem vive o segundo ano em pandemia.

A edição especial também será transmitida ao vivo pelo Youtube, através deste link (CLIQUE AQUI). Isto, para adaptar-se às medidas sanitárias de combate a contaminação da Covid-19. Com isso, o festival, que é realizado pelo Grupo Tibanaré desde 2013, segue com a proposta de promover diálogos e reflexões sobre desafios do teatro de rua, agora diante de um contexto delicado, fomentando a produção local. 

Para Jefferson Jarcem, idealizador da iniciativa junto à produtora Fernanda Gandes, a programação é um convite para se deixar acolher a cada momento de apresentação. Esse formato de acolhimento proposto pelo festival também tem relação com precauções e experimentações relacionadas à pandemia, já que, conforme o artista realizador, as ações serão itinerantes e realizadas em cortejos, possibilitando encontros com distanciamento.



“Atualmente, um grande número de artistas de rua estão elaborando e reformulando o seu pensar dentro do processo criativo de como chegar ao público nesse momento, e o festival acaba abraçando isso. Então nossos artistas convidados também toparam adaptar suas obras para o campo afetivo. Por isso a gente fala que essa é uma edição especial, não estamos voltados somente à qualidade artística, mas à qualidade da arte como campo de humanização, encontro e esperança”, destaca Jarcem. 

Performances

Ao todo, serão 12 performances híbridas, todas presenciais e com transmissão online. A cada dia, se apresentam quatro grupos/artistas mato-grossenses em uma região da capital. As ações de acolhimento também repercutem em entrevistas com os (as) artistas participantes, que irão compor, junto aos vídeos das apresentações, um registro de toda a experiência. 

“Durante os intervalos das ações, os artistas serão entrevistados, antes ou depois de suas apresentações. O foco dessas entrevistas será justamente a vivência do formato proposto pela edição nesse momento de retomada dos espaços da rua. Como o evento será transmitido, teremos um material gravado que será compactado em resumos de cada dia. Essa foi a forma que a gente encontrou de reunir um bom material para potencializar a discussão de maneira diferente”, explica Jefferson Jarcem. 

Em 2021, o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, via Edital “Circuito de Mostras e Festivais”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). A curadoria é de Jarcem e Jeferson Bertoloti, proponente do projeto que, em um segundo momento, também promoverá uma residência artística; inscrições e mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Grupo Tibanaré (@grupotibanare) no Instagram e Facebook. 



Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua

Idealizado e produzido pelo Grupo Tibanaré em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua foi realizado pela primeira vez em 2013 e teve mais duas edições em 2015 e 2016. A iniciativa carrega o nome do poeta andarilho que ficou conhecido em Cuiabá na década de 1960 e foi eternizado no imaginário popular da cidade.

A primeira edição, com foco na promoção e valorização da cena local, reflexão crítica sobre as produções e formação de platéias, alcançou aproximadamente 3.500 pessoas. A segunda fez do festival um espaço de referência e contribuição para o enriquecimento e difusão da produção nacional de Teatro de Rua em diálogo com a produção local, fortalecendo a pesquisa como estímulo para a criação de novos trabalhos. Na terceira, tomou as ruas provocando o olhar do artista para as comunidades de sua cidade. 

Agora, diante do contexto de distanciamento social, a quarta edição do Festival Zé Bolo Flô busca criar momentos íntimos entre artista e público, verdadeiras trocas de afeto proporcionadas pela arte. “Em um movimento continuado de fortalecer o elo entre artistas locais e público, artistas regionais e nacionais, bem como entre as pessoas e a cidade, o evento percebe a necessidade de promover na rua um espaço mais intimista, de caráter especial”, destacam os realizadores. 



Confira abaixo a programação completa:
  • Quinta-feira (30), no Centro Histórico de Cuiabá
17h: Anjos da Lata – Ritmos de Lata 

Local: começa no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e encerra na Praça da República. 

17h30: Cia Vostraz De Teatro – Conversas de botas e batidas 

Local: começa na Praça do Rasqueado e encerra na Praça Ipiranga.

18h00: Theatro Fúria – Histórias ao pé do ouvido com as Furiosas Macchinas Historiadoras 

Local: Praça Ipiranga 

18h30: Grupo Variações – Dançar na rua, por que não? 

Local: começa na Praça Ipiranga e encerra na Praça República
  • Sexta-feira (01), no bairro CPA 1/Morada da Serra
9h: Nhantumbo'space – Memórias

Local: Terminal do CPA 1

9h30: Grupo Limacs – Olha o palhaço no meio da rua 

Local: Terminal do CPA 1 e comércios

10h: Juliana Graziela – Performance Índia Ró

Local: Terminal do CPA 1 e comércios

10h30: Sabiá – Canta e Conta Sabiá 

Local: Terminal do CPA 1
  • Sábado (02), no bairro Pedra 90 
19h: Spectrolab – Epif Nia 

Local: Praça Cultural do Pedra 90

19h30: GORA – Grafite 

Local: Praça Cultural do Pedra 9

20h: BBoys VG e CBA – Cypher dos BBoys 

Local: Praça Cultural do Pedra 90

21h: Leite de Pedras – Espetáculo Estórias de Jardim 

Local: Instituto Casarão das Artes

Serviço

Datas: 30/09 a 02/10/2021
Horários: Quinta-feira (30), das 17h às 18h30; sexta-feira (01), das 9h às 10h30; e sábado (02), das 19h às 21h.
Locais: Quinta-feira (30), Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e praças do Rasqueado, Ipiranga e República (Centro Historico);  sexta-feira (01), comércios e Terminal do CPA 1 (Morada da Serra); e sábado (02), Instituto Casarão das Artes e Praça Cultural do Pedra 90. 
Transmissão completa: https://bit.ly/zeboloflo 
Resumos de cada dia:
https://bit.ly/grupo-tibanare e no Instagram @grupotibanare.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet