Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Fora do ar

Pane nas redes: o que se sabe até agora da queda de Facebook, Instagram e WhatsApp

Foto: Reprodução

Pane nas redes: o que se sabe até agora da queda de Facebook, Instagram e WhatsApp
Brasileiros e inúmeras pessoas ao redor do mundo estão há cerca de três horas sem acesso ao Facebook, Instagram e WhatsApp nesta segunda-feira (4). No Twitter, o Facebook notificou que sabe os problemas enfrentados, mas até a publicação desta matéria as redes sociais de Mark Zuckerberg ainda estão fora do ar, deixando milhões de usuários sem respostas.

Leia também:
Série do MT Queer é indicada a dois prêmios em festival internacional; veja como votar

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, pediu desculpas o Facebook.
 

É especulado por diversos sites nacional, como Tilt, da UOL, que o problema enfrentado pelas redes sociais de Mark Zuckerberg está relacionado ao DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios em tradução livre), um protocolo que comunica o endereço nominal “www.olharconceito.com.br”, por exemplo, com o número de IP. Quando há falha nos servidores, o IP fica inacessível.

O site DownDetector aponta que as reclamações referentes a instabilidade do Facebook começaram por volta das 11h30, atingindo o pico de mais de 126 mil impugnações. Já em relação ao WhatsApp, as reclamações chegaram a 30 mil ao meio-dia e no Instagram são mais de 99 mil no mesmo horário.

Com a queda das redes sociais de Mark Zuckerberg, alguns usuários começaram a buscar pelo Telegram, aplicativo de mensagens similar ao WhatsApp. Segundo site especializado em tecnologia TechTudo, o aplicativo também começou a sofrer instabilidade. Alguns usuários que tentam se cadastrar no Telegram não conseguem obter sucesso.

Segundo o Tilt, do Uol, a falha pode afetar aplicativos que possuem contas vinculadas ao Facebook, como o jogo Pokemon Go. No Twitter, é possível encontrar usuários reclamando da dificuldade em fazer login no jogo da Niantic.

A única rede social estável por enquanto é o Twitter, onde inúmeros internautas estão fazendo reclamações e memes com toda situação, que evidencia a dependência das redes para o dia-a-dia. A própria rede do passarinho azul brincou com a situação, dando “olá” a “literalmente todo mundo”.
 

Não há previsão de quando Instagram, Facebook e WhatsApp estarão disponíveis novamente com funcionamento pleno aos usuários.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet