Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

sensibilidade

Marcas da pele

Foto: Divulgação

Marcas da pele
A artista Ariana Page Russell explora graficamente a sensibilidade de sua própria pele na série Skin.

Russell tem um tipo de reação alérgica que eu, pessoalmente, conheço muito bem. Nós temos o que os médicos chamam de Dermografia, que nada mais é do que uma reação na pele a arranhões e coisas do tipo...mas com uma parte divertida: qualquer arranhãozinho incha e acaba virando um desenho tridimensional durante um tempo.

Então sim, poderia dizer que ter dermografismo já me rendeu boas horas de rabiscos cutâneos e jogos da velha quando não tinha papel para jogar (amigos de sala sabem do que estou falando), além de diversos assustados "o que aconteceu com você?!" ou curiosos "que legal! posso escrever?".

Nesse sentido, o trabalho de Ariana se dá de forma bastante pessoal, onde ela tenta controlar visualmente uma parte de si que reage de forma exagerada a pequenos estímulos, demonstrando ao mesmo tempo a fragilidade e a potência do corpo como meio.

A artista comenta: "[tenho] uma condição em que o sistema imunológico libera uma quantidade excessiva de histamina quando a superfície hipersensível da pele é arranhada, fazendo com que os capilares se dilatem e marcas apareçam (durante mais ou menos 30 minutos). Isso permite que eu desenhe na minha pele sem nenhuma dor, com tempo suficiente para fotografar o resultado. Mesmo que eu consiga dirigir essa resposta efêmera com o desenho, a reação é involuntária, como a natureza incontrolável de ficar corado."
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet