Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

​OBRA NACIONAL

‘Marighella’ será exibido gratuitamente no Cine Teatro no fim de semana

Foto: Reprodução

‘Marighella’ será exibido gratuitamente no Cine Teatro no fim de semana
O filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, será exibido gratuitamente no próximo sábado (27), no Cine Teatro Cuiabá. A exibição, organizada pelo Levante Popular da Juventude MT e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tem por objetivos promover a arte, recuperar a memória da luta do povo e prestar homenagens ao grande revolucionário baiano.
 
Leia mais:
‘Marighella’ será exibido com entrada franca no Dia da Consciência Negra
 
O evento conta com apoio do Cine Teatro Cuiabá, Cineclub Coxiponês, da Associação Cultural Cena Onze e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A entrada é gratuita, mas os organizadores pedem que, quem puder, doe 1kg de alimento no momento da entrada.
 
Havérá uma abertura feita pelo Levante Popular da Juventude MT e pelo MST, e o filme Marighella será exibido às 19h. Em seguida haverá uma conversa sobre a obra.

Com a exibição do filme de forma gratuita, os organizadores querem unir campo e cidade "para destruir as cercas dos latifúndios, tanto da terra quanto das telas, permitindo assim, o acesso ao cinema às comunidades camponesas e tradicionais, o acesso ao jovens das periferias, e todes aqueles que são historicamente excluídos do acesso à arte e cultura".

"Para o MST, a exibição do filme será um ato da resistência do povo camponês, já que o Movimento acredita que o cinema, e a cultura como um todo, não podem ser um privilégio de poucos, nem tão pouco contar a história de uma pequena parte população, essa premissa também faz parte da construção do próprio filme".
 
O filme
 


"Marighella" é talvez uma das produções nacionais mais aguardadas nos últimos anos. O filme sofreu inúmeros adiamentos e finalmente chegou aos cinemas. Na história, o público pode conhecer um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira. No elenco estão Seu Jorge no papel principal, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e Adriana Esteves.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet