Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

Trilogia

Livros inéditos de Marília Beatriz são lançados nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Livros inéditos de Marília Beatriz são lançados nesta quarta-feira
Uma trilogia de livros de Marília Beatriz será lançada nesta quarta-feira (15), no Sesc Arsenal. Da trilogia, dois livros são inéditos, “Tremor Essencial” e “Lugar do Desejo”, enquanto o terceiro é uma parceria com Caio Augusto, “Loucos e Sábios: O Livro dos Diamantes", lançado com apoio do Centro Audiovisual Calm, de Luiz Marchetti, que exibe na ocasião o documentário “Cuiabá-Marília Beira-Mar”.

Leia também:
Shows de Luiza e Maurílio em MT são cancelados após parada cardíaca de cantor

A editora dos livros, Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas, lamenta profundamente estar lançando esses livros sem a presença física da autora. “Marília saiu de cena silenciosamente. Os amigos se surpreenderam com a sua prematura viagem e não tiveram a oportunidade de se despedir, em razão das restrições decorrentes da pandemia de 2020. Perdemos a energia e vitalidade de uma mulher incansável, irreverente e à frente do seu tempo”.

O poeta e amigo Ivens Cuiabano Scaff apresenta o livro “Tremor essencial”: “É a partir de um diagnóstico médico que Marília Beatriz escolhe o título deste livro. Tremor essencial é aquele tremor que mesmo após uma exaustiva investigação diagnóstica não se detecta a causa. Esse tremor que ‘Nada tem de casual / o incômodo tremor” cuja ‘situação visual é tão constrangedora / Que há guardanapos feito esconderijos” adquire outros significados que ‘A impressão que fica / É que a mão balança para alcançar / O inadmissível voo’”.

A escritora Marli Walker, que apresenta “Lugar do desejo", de Marília Beatriz, registra: “ultrapassa em muito a indagação do título de seu novo livro. Ela enfileira uma série de perguntas provocativas, encadeadas nos poemas, que conduzem o leitor para o cerne de uma questão filosófica e psicanalítica, cuja resposta permeia o mundo da linguagem, o mundo simbólico e, por conseguinte, de todo e qualquer ser humano.

A poeta Lucinda Persona, que acompanhou a edição dos dois livros de Marília, assegura que “Lugar do desejo” “surge de um tempo germinal dos mais fecundos no protocolo poético de Marília Beatriz. Os poemas, ao ritmo das asas do desejo, decorrem plenos de poderosas incitações. No campo de batalha da palavra, o que se anseia é uma realidade secreta e instável, realizando-se aqui com a sensualidade dos signos e alcançando esplêndidas imagens, conferindo à escritora um posto distinto na lírica de todos os tempos.”

Serviço

Lançamento da trilogia de livros de Marília Beatriz
Onde e quando: no Sesc Arsenal, dia 15 de dezembro de 2021, em Cuiabá, às 19 horas
Valor do investimento, no lançamento: R$ 50 cada livro; valor de capa após o lançamento: R$ 58,90
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet