Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

'Trilogia dos Cabos'

Praça, rua e ponto de ônibus: Theatro Fúria leva arte para quem vai ao trabalho na próxima semana

Foto: Reprodução

Praça, rua e ponto de ônibus: Theatro Fúria leva arte para quem vai ao trabalho na próxima semana
As rotinas diárias impedem que muitos da classe trabalhadora sequer tenham acesso à arte além daquela disponibilizada na televisão. Enxergando esse problema, o Theatro Furía se prepara para invadir as ruas de Cuiabá com o projeto “Trilogia dos Cabos”, com as performances “Horário Comercial”, “A Justiça dos Poderes a Mim Conferidos” e “Nó Sapiens”, a partir do dia 14 de fevereiro.

Leia também:
Revelação do pagode nacional, grupo Menos é Mais se apresenta em Cuiabá pela primeira vez neste final de semana

Por meio do projeto, transeuntes serão surpreendidos com performances em locais de passagem, sem que tenham suas rotinas alteradas. Para preservar a surpresa, os locais só serão divulgados às vésperas das intervenções, mas a direção artística adianta que acontecerão em uma estação de transporte público, em uma rua movimentada da cidade e uma praça.  A ideia é que assistam de onde estiverem.

O projeto visa promover debate de temas variados, como padrões impostos por formadores de opinião ou que estimulem a reflexão sobre o trabalho, suas motivações e sobre como trabalhadores e estudantes, como se sentem em relação à carga-horária, também do tempo de vida que destinamos a ele e, por fim, o foco é a justiça - ou a ausência dela.

“As intervenções da ‘Trilogia dos Cabos’ ao certo despertarão emoções especiais, ‘desanestesiando’ os sentidos, por vezes adormecidos pela rotina maçante. Queremos privilegiar o cidadão que enfrenta uma rotina atribulada, incluí-los em ações artísticas com as quais não são contemplados, seja pela falta de oferta, seja pela impossibilidade de frequentar centros culturais. Estamos focados na máxima ‘o artista vai onde o povo está’”, conta a produtora executiva, Carolina Argenta.

Paralelo ao projeto, o Theatro Fúria ainda irá realizar a Oficina Furiosa Prospecção Performativa, na Casa Cuiabana, das 18h às 21h. Dá para fazer a inscrição pelo site www.theatrofuria.com. Gratuita, tem carga horária de oito horas.

Responsável por ministrar a oficina, Péricles Anarckos, explica que a Trilogia dos Cabos é resultado prático das pesquisas que o grupo vem realizando sobre artes visuais no campo da performatividade. E assim, se abrem ao compartilhamento da experiência, com outros artistas interessados na temática.

“O projeto de intercâmbio e de difusão performativa Trilogia dos Cabos é uma oportunidade preciosa de se promover o aprimoramento profissional dos envolvidos na oficina de intercâmbio artístico. Muitos projetos do Theatro Fúria focam na realização de intervenções em espaços não convencionais”, explica Péricles.  

Serviço

Oficina Furiosa Prospecção Performativa
Data: 14 e 15/02 (segunda e terça-feira), das 18h às 21h  
Local: Casa Cuiabana
Inscrições: www.theatrofuria.com

Intervenções

'Horário Comercial', 'A Justiça dos Poderes a Mim Conferidos' e 'Nó Sapiens'
Onde: respectivamente em estação de transporte, rua e praça
Data: 17 e 19/02 (quinta-feira e sábado)
Onde: cidade de Cuiabá
Mais informações: (65) 99234-2065 | Instagram: @theatrofuria
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet