Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

'Caminhos da Terra'

Venezuelana lança podcast sobre desafios de inclusão de imigrantes em MT no mercado de trabalho

Foto: Rogério Florentino

Venezuelana lança podcast sobre desafios de inclusão de imigrantes em MT no mercado de trabalho
A venezuelana Rossbelli Margarida, de 49 anos, lançou nos últimos dias o podcast “Caminhos da Terra”, que traz relatos de imigrantes do Brasil, como Hector, que vive em Mato Grosso desde 2018. A ideia do podcast é debater, em quatro episódios os desafios de inclusão de imigrantes no mercado de trabalho.

Leia também:
Moradora de Cuiabá se aventura em primeiro negócio com cafeteria de linha exclusiva na avenida do CPA

O primeiro episódio do podcast já foi lançado e conta a história de Hector. Ele trabalha como diarista na construção civil e questiona sobre o salário que recebe por diária. O episódio ainda fala de inúmeros direitos de imigrantes que trabalham neste mesmo setor que estão sendo violados. Para ouvir, clique aqui.

Realizado pela Universidade de Strathclyde, Instituto I-miGRa e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, o podcast conta com informações do livro “Informalidade e Proteção dos Trabalhadores Imigrantes: Navegando pelo Humanitarismo, Securitização e Dignidade”, que pode ser acessado gratuitamente aqui. A obra é organizada por Francis Portes Virginio e Instituto Migração, Gênero e Raça Editores.

Além do livro, o podcast é inspirado em um poema escrito por Rossbelli há alguns anos. A obra será lançada pelo Canal Sororidade no e-book “Mulheres Maravilhosas 100 Semana de Arte Moderna”. O livro digital será lançado no próximo sábado (12), às 18h, no YouTube.
 

Noches Calientes

Rossbelli mora atualmente em Santa Catarina, mas durante sua passagem por Cuiabá apresentou o programa “Noches Calientes”, difundido pela rádio comunitária Metrópole FM. O programa contava com músicas de toda a América Latina.

Após certo tempo em Boa Vista, ela e o esposo participaram do primeiro processo de interiorização para Mato Grosso, e chegaram em Cuiabá em abril de 2018. Seu marido foi empregado em um colégio, fazendo serviços gerais, e ela foi convidada pelo dono da rádio comunitária – senhor Munhoz – para fazer o programa. Arriscou, já que não tinha nenhuma experiência na área e deu certo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet