Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Primeira edição

Feira na Praça Alencastro reúne gastronomia cuiabana e artesanato

Foto: Davi Valle

Feira na Praça Alencastro reúne gastronomia cuiabana e artesanato
Os cuiabanos já podem contar com uma nova feira no município. Nesta sexta-feira (11), acontece até às 17h a primeira edição da Feira de Artesanato Popular na Praça. Assim, a população pode prestigiar a culinária e artesanato regional, além de assistir apresentações e manifestações culturais, por meio da declamação de poesias, performances culturais, dança, teatro, música, entre outras.

Leia também:
Após 15 anos, decoradora de festas aposta em hamburgueria com pães coloridos e nomes de artistas nos lanches

A comerciante de doces peculiares, Deise Martins destacou que a feira é uma ótima oportunidade para divulgar e mostrar seus produtos, reiterando que se sente lisonjeada em participar. "Para todos nós aqui é uma propaganda do nosso trabalho todo artesanal, feito pelas mãos de mulheres, mostrando para as pessoas como realmente são feitos. É muito importante para termos uma renda a mais", acrescentou a vendedora. 

Já Joelma Pereira traz consigo a moda afro, indiana, acessórios e bonecas negras. "É uma grande chance de tirar as pessoas que estão no anonimato, pessoas que estão nos bairros e podem estar mostrando para sociedade o empreendedorismo com valor", pontuou ela, bastante entusiasmada com o evento. 

A idealizadora e coordenadora, professora Jacy Proença, afirmou que a ação representa a retomada dos trabalhos presenciais em decorrência da crise sanitária da Covid-19 que afetou severamente a categoria de  modo geral, fazendo com que muitas delas migrassem para as redes sociais em busca da garantia do seu sustento. Ainda segundo ela, o evento simboliza também a valorização da cultura regional.

"Para nós é motivo de alegria, pois não tem sido fácil tudo isso que nós temos enfrentado nos últimos dois anos. Estar aqui significa garantia de renda para essas mulheres, devolvendo um trabalho de auto-estima, abrindo espaço para que outras manifestações da nossa cultura e da nossa arte sejam apresentadas. A exemplo, daqui a pouco vamos estar vendo esse grupos maravilhosos, trazendo o samba que existe em Cuiabá, pois a cidade expressa esse mundo multicultural, integrando diversos povos. Sempre buscamos refletir aqui nesse trabalho, dessas mulheres valorosas, que colocam todo seu sentimento e amor em cada produto", enfatizou.

O projeto conta com apoio do Executivo Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, possibilitando, especialmente que mulheres em situação de vulnerabilidade social - chefes de família, possam expor seus produtos à comunidade. Jacy agradeceu o amparo efetivo oferecido pelos gestores, o prefeito Emanuel e o secretário municipal Aluízio Leite, cedendo espaço para a exposição.

Com assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet