“Ninguém nasce perfeita”. Essa é a máxima da fotógrafa cuiabana, Rafaella Zanol, de 35 anos de idade, que há cinco anos retrata a beleza feminina, em preto e branco, sem o uso do Photoshop, programa de edição de imagens. Com a criação do projeto “Sou o Que Desejo”, a profissional já fotografou mais de 25 mulheres desde 2017.
Leia também:
Local do "Buteco" de Gusttavo Lima sofre nova alteração e será realizado em Cuiabá
A data de lançamento da iniciativa coincidiu com o dia internacional da mulher daquele ano. Isto porque, de acordo com a assessoria de Zanol, o objetivo do “Sou o Que Desejo” consiste justamente em resgatar a autoestima feminina.
“É uma data muito importante e que a gente tem que se sentir especial sim. E neste dia internacional da mulher quero deixar uma mensagem para que todas se amem, se aceitem, se livrem desses padrões que não existem e dizer que são lindas como elas são”, comenta Rafaella.
Apesar de ter se inspirado em trabalhos de fotógrafos de outros estados, como do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, a cuiabana conta que a sua principal motivação foram as diversas solicitações de mulheres fotografadas por ela. Segundo a fotógrafa relata, muitas de suas clientes pediam para que ela “melhorasse” as fotos com Photoshop.
“Criei o Sou o Que Desejo com propósito maior de que as mulheres se amem e se aceitem como elas são. Todas nós temos imperfeições. Ninguém nasce perfeita. É normal termos estrias, celulites, gordurinhas. Mas tudo isso não precisa ser banalizado porque a sociedade criou um padrão. Meu objetivo é mostrar que elas são lindas sim e que parem de usar manipulação de imagem para se aceitarem”, conta Zanol.
A fotógrafa explica que para que a modelo do momento se sinta bem e aprecie o resultado, ela trabalha as posições, luz, cenário e até dá dicas na escolha dos looks das fotografadas. A sessão de fotos dura cerca de 1h.
“A gente sempre tem um lado do rosto que gosta mais ou alguma parte do corpo que não gosta, totalmente normal. Então, se a mulher não se sente bem mostrando uma gordurinha, uma manchinha, vou procurar outro ângulo que enalteça e não exponha o que ela não gosta”, pontua.
Neste momento, Rafaela conta que seu principal objetivo futuro é realizar uma exposição com os retratos femininos do projeto “Sou o Que Desejo é certo”. Por isso, a fotógrafa procura parceiros que queiram abraçar a ideia.
“Quero continuar fazendo meu trabalho, fotografando e elevando a autoestima de mais mulheres. Quero fazer uma exposição em 2023”, enfatiza.
Sobre o projeto
Para aquelas que estiverem interessadas, os custos da sessão fotográfica, datas disponíveis e mais detalhes sobre o "Sou o Que Desejo" podem ser verificados em
@souoquedesejo no Instagram. Por lá é possível conversar com a Rafaella e tirar todas as dúvidas também.