Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

arranjo especial

Coral da UFMT lança clipe de música de Milton Nascimento censurada nos anos 70

Foto: Divulgação

Coral da UFMT lança clipe de música de Milton Nascimento censurada nos anos 70
O coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança no próximo dia 15 de março, às 19 horas, um clipe no canal oficial do grupo no Youtube da música ‘Caxangá’, de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant na década 1970. O arranjo coral foi escrito por André Protásio exclusivamente para o projeto.
 
Leia também:

Roda de samba feminina presenteia mulheres no Parque das Águas nesta quarta-feira

A canção foi escrita no início da década de 70 e teve veto pela censura desde o seu início. Milton tentou lançá-la em 1973, mas sofreu nova censura. Com isso, a solução foi colocar a música no álbum "Milagre dos Peixes", sem a letra e com novo nome, "Escravos de Jó".
 
A faixa ainda contou com a participação de Clementina de Jesus e ganhou um trabalho com muitos efeitos vocais e percussivos. Anos depois, em 1977, Elis Regina regravou a canção com outra letra, apesar de inserido no mesmo contexto. A música ganhou mais um novo nome e se tornou "Caxangá" para o álbum "Elis".
 
"Convidamos o músico André Protásio para fazer o arranjo de "Caxangá" para nós. Ele é regente coral do Rio de Janeiro bastante conceituado e ficamos imensamente gratos por ter a honra de interpretar mais essa importante canção dos compositores Milton Nascimento e Fernando Brant", explicou Dorit Kolling, maestra do Coral UFMT.
 
Dorit ainda lembrou que Caxangá é uma canção que apresenta em seu enredo a importância de manter ativa a memória de situações históricas dos brasileiros em busca dos seus direitos políticos e sociais.
 
"Como, à época, a música foi censurada pela ditadura, quisemos deixar o vídeo com essa temática política, uma forma de revisitar as lutas e conquistas do brasileiro, já que a música traz as pautas pela democracia e direitos sociais", reforçou.
  
Participaram do vídeo aproximadamente 50 coralistas, os músicos Ricardo Porto no violão e Ricardo Kalan na percussão, que estiveram sob a direção e regência da Maestra Dorit Kolling. A edição de áudio é de Manoel Neto e a edição de vídeo é de Alysson Rodrigues e Hanna Mussi.
 
Serviço
 

Estreia da música "Caxangá", de Milton Nascimento e Fernando Brant
Dia 15 de março, terça-feira
Às 19 horas
No canal oficial do Coral UFMT no YouTube: www.youtube.com/coralufmtoficial
Link para a estreia: https://youtu.be/FxqK4aPsf_I
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet