Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

cultura

Segunda temporada do programa Palavra Literária estreia sábado na TV Assembleia

Segunda temporada do programa Palavra Literária estreia sábado na TV Assembleia
A segunda temporada do programa “Palavra Literária”, da TV Assembleia (TVAL), vai ao ar no próximo sábado (19), nos canais 30.1 e 30.2, às 12h30 e às 18h30. Idealizado pela Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e executado pela produtora Monkey, o programa exibe entrevistas com escritores mato-grossenses e apresenta lugares relacionados ao universo literário, além de dicas de livros. 

Leia mais:
Empresário cuiabano de 21 anos inaugura primeira loja da Aéropostale do Centro-Oeste em Cuiabá

O programa está em sua segunda edição e promete uma viagem ao mundo da literatura. "Novamente, a Assembleia Legislativa atua no sentido de fomentar e cultura e de acreditar que a leitura é um dos caminhos do conhecimento. Além de ampliar a visibilidade dos autores e suas obras, o Palavra Literária foi para dentro das salas de aulas, levado pelos professores, para estimular alunos sobre a magia das palavras escritas e seu poder transformador", destacou o secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota.

No primeiro episódio da segunda temporada, a professora e escritora Divanize Carbonieri conta um pouco sobre a sua trajetória no mundo da literatura. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Divanize é poeta e contista e autora de obras premiadas. 

Uma de suas produções mais recentes, o livro de contos “Passagem Estreita”, publicado em 2019, foi finalista do prêmio Jabuti, o mais expressivo reconhecimento do mercado editorial brasileiro.

A escritora mato-grossense também foi finalista dos prêmios Guarulhos (2020), na categoria Escritor(a) do Ano, e Off Flip (2019 e 2018), nas categorias Conto e Poesia. Além disso, integra o Coletivo Literário Maria Taquara (Mulherio das Letras/MT) e o corpo editorial das revistas literárias digitais Ruído Manifesto e Ser MulherArte.

“É muito importante levar a literatura às pessoas. A literatura tem o seu poder de encanto e, muitas vezes, o que falta é oportunidade para que possam conhecê-la. Nesse sentido, a televisão é um dos meios mais bacanas para fazer esse conteúdo chegar a um público maior, que não teria acesso a esse conhecimento de outra forma. Precisamos vencer esse grande desafio de fazer do Brasil um país de leitores”, diz Carbonieri.

A escritora destaca ainda a relevância do programa como registro histórico da literatura mato-grossense, que se encontra atualmente em um momento de efervescência. “Estamos em um momento muito interessante da produção literária de Mato Grosso. Há muitos escritores e escritoras produzindo obras de qualidade e se destacando fora daqui e quanto mais pessoas ficarem sabendo disso, melhor”, acrescenta.

Comunicação pública – O superintendente da TVAL, Jaime Neto, afirma que a nova temporada do programa será enriquecedora para os telespectadores.

“O ‘Palavra Literária’ é um programa de incentivo à literatura e vai ao encontro do principal papel da TVAL, de ser uma TV pública que fomenta a cultura nas suas mais diversas formas”, diz.

Novidades – O diretor do programa, José Augusto Barbosa, conta que a segunda temporada traz grandes novidades, como a mudança de cenário. Antes gravada em estúdio, a produção agora tem as ruas de Cuiabá, capital mato-grossense, como cenário.

“Queremos dar visibilidade a lugares aonde a palavra, a escrita, as letras e a própria literatura é fomentada”, explica.

Além disso, o número de entrevistados será ampliado e o programa contará com uma nova apresentadora: a escritora, artista multidisciplinar e estudante de Letras, Maria Clara Bertúlio. 

O diretor adianta ainda que, nesta temporada, os telespectadores terão um contato maior com as obras dos escritores e o programa ganhará um novo quadro, chamado “Mandaletra”, que será dedicado a novos escritores ou pessoas que tenham algum projeto que envolva a literatura e as letras.

“A literatura mato-grossense é de alta qualidade. Temos aqui escritores premiados nacionalmente, reconhecidos por outros grandes escritores e, muitas vezes, não temos conhecimento de todos esses talentos, do nosso potencial. O programa traz luz a essas pessoas, dá visibilidade a elas e leva esse conhecimento e essas informações a outros lugares”, ressalta José Augusto.

A segunda temporada do “Palavra Literária” vai ao ar no próximo sábado, às 12h30 e às 18h30 e as reprises serão transmitidas aos domingos (11h30 / 21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30 / 22h). Serão ao todo dez episódios, exibidos um por semana.

Sobre a autora - Divanize Carbonieri é autora de “Entraves” (poesia, 2017), vencedor do Prêmio Mato Grosso; “Grande Depósito de Gugigangas” (poesia, 2018), selecionado no Edital de Fomento à Cultura de Cuiabá; “Passagem Estreita” (contos, 2019), selecionado no Edital Cuiabá 300 anos e finalista do Prêmio Jabuti (2020); “A Ossatura do Rinoceronte” (poesia, 2020), vencedor do Prêmio Flipoços; “Furagem” (poesia, 2020); “Nojo” (contos, 2020); “Carga de Cavalaria: haicais encavalados” (haicais, 2021), selecionado no edital da Lei Aldir Blanc/Prefeitura de Cuiabá; “O Insight dos Insetos” (infantil, 2021), contemplado com o Prêmio Estevão de Mendonça; e “Vira e mexe, um pet” (infantil, 2021), selecionado pelo edital MT Nascentes/Lei Aldir Blanc/SECEL-MT.

Com informações de assessoria
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet