Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

veja programação

Diretamente de São Paulo, coletivo de palhaçaria feminina apresenta peça "Raiow Rainhas" pela primeira vez em Cuiabá

Foto: Assessoria

Diretamente de São Paulo, coletivo de palhaçaria feminina apresenta peça
O coletivo de palhaçaria feminina de São Paulo, “Rainhas do Radiador” apresentará, nos dias 25 e 26 de março, as “Raiow Rainhas” uma peça inspirada em grandes lutadoras da luta livre e outras circenses que tiveram trajetórias pouco valorizadas ou historicamente apagadas. O evento acontecerá no Centro Cultural Casa Cuiabana, com entrada gratuita.
 
Leia mais: 
Circo retoma atividades em Cuiabá após meses parado na pandemia: “só a bilheteria como renda” 
 
O espetáculo "Raiow Rainhas" retrata personagens extravagantes com números de habilidades que exaltam a potência presente em todo ser humano, subvertendo o que seria motivo de submissão, vergonha, exclusão, para que se tornem a potência máxima de um show criativo e muito divertido. 
 
Com direção de Geisa Helena, da Trupe Koskowisck, a peça é inspirada em figuras que fizeram história no circo, porém nunca tiveram este lugar de importância devidamente reconhecido, como as mulheres da Luta Livre, modalidade que ficou mundialmente conhecida com pouca visibilidade para a versão feminina.
 
Unindo palhaçaria, música, mágica, acrobacias e luta livre, a peça é uma brincadeira com os antigos "Circos de Parque" com figuras pouco convencionais, re-identificando-as com os atuais "excluídos" e "rejeitados" da sociedade. 
 
O coletivo Rainhas do Radiador, que é formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, duas palhaças LGBTs e uma negra, pesquisa a comicidade física feita por mulheres.
 
O grupo se apresenta pela primeira vez em Cuiabá e convida a população da região para um momento de encontro com a arte da palhaçaria feminina, em uma homenagem a mulheres importantes da história do circo no Brasil.
 
A ação faz parte do projeto "Raiow Rodando" contemplado no edital FUNARTE Circulação das Artes - edição Centro-Oeste
 
Com ingressos gratuitos, as apresentações acontecem no dia 25 de março (sexta-feira), às 11h00 e 19h30. E no sábado, dia 26 de março, às 15h00 e 20h00. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet