Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Assista

Pantaneira é homenageada em documentário sobre produção de farinha de mandioca

Foto: Julia Muxfeldt

Pantaneira é homenageada em documentário sobre produção de farinha de mandioca
Gravado na comunidade Acorizal, em Barão de Melgaço, o documentário foi lançado nesta terça-feira (15.03)  e conta a história de dona Nequinha, a pantaneira Ana de Queiroz Pereira, de 85 anos, que inspira o documentário “Farinhas Festas e Memórias”, projeto aprovado pelo Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio da Lei Aldir Blanc. Veja como assistir abaixo.

Leia mais: Segunda temporada do programa Palavra Literária estreia sábado na TV Assembleia

O filme traz o cotidiano de dona Nequinha com a família, memórias de infância, a religiosidade e o processo artesanal e comunitário para se fazer a farinha de mandioca e derivados como polvilho, beiju (tapioca), bolo mané pelado e ração animal.

Com participação de familiares, o filme também aborda a mudança no modo de produção, que, mesmo ainda sendo artesanal, foi facilitado com o decorrer dos anos pelo uso de instrumentos como o ralador elétrico.

De acordo com diretora do filme e proponente do projeto, Jackeline Silva, o objetivo do documentário é registrar os saberes, as expressões, as técnicas e modos de fazer dos povos tradicionais.

Em 2021, o projeto foi viabilizado por meio do Edital da Secel, e ela pode reencontrar dona Ana e os seus familiares.

Clique aqui e assista.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet