Olhar Conceito

Sexta-feira, 01 de julho de 2022

Notícias | Literatura

MIRAGENS

Poeta, ficcionista e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Lucinda Persona lança livro de crônicas

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Poeta, ficcionista e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Lucinda Persona lança livro de crônicas
Poeta, ficcionista, membro da Academia Mato-grossense de Letras e bióloga, Lucinda Persona lançará o livro “Miragens”, pela editora Entrelinha, nesta quarta-feira (18), às 19h, no Sesc Arsenal.  A crônica contará com 112 páginas e tem na capa a obra “Deserto”, do artista plástico Emerson Persona e custará R$ 50 no dia do evento.  
Leia mais: 
Escolas da rede municipal ganham espaço com livros infantis de autores cuiabanos

Nascida em Arapongas, no Paraná, Lucinda Persona chegou com sua família em 1965 na capital de MT, estado onde vive até hoje. Poeta, ficcionista e bióloga, escreveu poesias que lhe renderam premiações. Com Ser cotidiano (1998) e Sopa escaldante (2001), foi premiada pela União Brasileira de Escritores.  

Persona também tem publicações na literatura infantil, em revistas literárias e integra antologias de conto e poesia. Pertence à Academia Mato-grossense de Letras. 

Segundo assessoria da editora, “Miragens” caminha pelos pontos de ruptura de certos eventos mundiais que funcionam também como “aceleradores da alma e/ou propulsores da palavra”.  

A obra é composta por um conjunto de crônicas em que os enredos se entrelaçam com os conhecimentos e questões que atravessaram a pandemia, refletindo no desconforto e no estranhamento do cotidiano recluso que o período causou.  

“Extensamente nutrida por imagens, tecendo ora aquilo que se vê, ora aquilo que não se vê, a autora viaja aos quatro cantos da habitação, redefinindo cada coisa, num pacto com a fantasia”, explicou a assessoria.  


Membro da Academia Mato-grossense de Letras

Lucinda Nogueira Persona é considerada por vários como uma das principais vozes líricas do Brasil atual. Dois de seus livros de poesia receberam o Prêmio Cecília Meireles da União Brasileira de Escritores (UBE). Seus poemas também aparecem em antologias, como por exemplo a “Roteiro da poesia brasileira: Anos 90”, com seleção e prefácio Paulo Ferraz, publicado em São Paulo. Além disto, os versos da poetisa são temas de trabalhos acadêmicos. Terça-feira (30) de setembro de 2014, Lucinda foi recebida na Casa Barão de Melgaço para tomar posse da cadeira de número 4 da Academia Mato-Grossense de Letras.

Lucinda entrou em contato com as atividades da Academia Mato-Grossense de Letras há 20 anos, quando da posse da imortal Yasmin Nadaf. Nos círculos acadêmicos, conheceu a outra imortal, Marília Beatriz. Depois disto, começou a frequentar o local, embora na época o Casarão não tivesse tantos eventos quanto agora.

Sobre ter se inscrito para entrar como membro da AML, Lucinda explicou que duas coisas foram determinantes no processo. A primeira delas é que a AML é uma “casa das letras”, um local onde o escritor sente-se acolhido. “O universo das letras atraí o escritor”, disse. O segundo motivo foi o incentivo de amigos, tanto escritores, quanto de outras profissões.

A votação aconteceu no dia 2 de agosto e elegeu não somente Lucinda, mas também Sueli Batista e Marta Cocco. Das três eleitas, Lucinda será a primeira a tomar posse. A cerimônia acontece nesta terça-feira (30), às 19h30, na Casa Barão de Melgaço.

Na ocasião, Lucinda ocupou oficialmente a cadeira de número 4, cujo o patrono era o padre José Manoel de Siqueira e último ocupante foi o padre Firmo Pinto Duarte. Dom Aquino Correia também já sentou-se nesta mesma cadeira. “A AML agora está mais viva e quero estar sempre presente, com espírito de contribuição, dando movimento às letras e ao acervo literário”, disse Lucinda sobre sua expectativa como imortal da AML em 2014. A cerimônia de posse é aberta ao público. 

Serviço:
Título do livro – “MIRAGENS” 
Gênero – Crônica 
Autora – Lucinda Persona 
Editora – Entrelinhas, Cuiabá-MT, 2021. 112 páginas. 
Imagem da capa – “Deserto”, obra do artista plástico Emerson Persona. 
Valor no lançamento – R$ 50. 
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet