Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Notícias | Literatura

lançamento na quarta-feira

Com personagem que vira onça, romance escrito em um só parágrafo conta a história de Tereza de Benguela

Foto: Assessoria

Com personagem que vira onça, romance escrito em um só parágrafo conta a história de Tereza de Benguela
Romance escrito em um só parágrafo, “A rainha do Quariterê: A história de Tereza de Benguela e das outras bruxas do Quilombo do Piolho”, de Alexandre Azevedo, será lançado nesta quarta-feira (15), no cinema, Facebook e Youtube do Sesc Arsenal MT, às 19h. Lançada pela editora Entrelinhas, a obra já está à venda aqui.

Leia mais: 
Atrizes cuiabanas são selecionadas para segunda etapa de testes de nova novela Romeu e Julieta
  
O livro foi publicado ao final de 2021 e só está sendo lançado agora em razão das restrições impostas pela pandemia. Com 176 páginas, o autor nos desafia para a leitura de um romance escrito em apenas um parágrafo. Semelhança de personagem que vira onça e outra que vira sucuri (com a novela Pantanal), ao entrar nas águas do Guaporé, são estranha coincidência.
 
O evento será presencial com transmissão online pelas redes sociais do Sesc-MT (Facebook e Youtube). Participarão da transmissão o autor Alexandre Azevedo e Flávia Santos, professora, bibliotecária, do perfil Corrida Literária; presencialmente estarão Paty Wolff, ilustradora da obra que publicou dois livros pela Entrelinhas e Amélia Alves, doutora em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O romance A rainha do Quariterê é narrado em primeira pessoa por um escravo que foge para viver no Quilombo do Piolho, no século XVIII. Ele é o responsável por contar a história de José Piolho e principalmente de Tereza de Benguela e o sistema de vida dentro do quilombo.

O romance valoriza principalmente as mulheres do quilombo, vistas pelo narrador-personagem como mulheres fortes e determinadas, ao ponto de considerá-las “bruxas” pelos dons e certos “feitiços” que fazem. Tereza é a rainha, admirada por todos, não só pelos que vivem no quilombo, mas também pelos moradores das redondezas. Ela é considerada a única e legítima rainha em terras brasileiras (nem mesmo Carlota Joaquina fora rainha), numa crítica ao nome dado à comunidade após a dizimação do quilombo, Aldeia Carlota.

“Às vezes pergunto só por perguntar. O sinhô responde se quiser. Se achar que deve. O branco tem todo direito de ter rainha. Mas rainha de preto foi Tereza. A rainha Tereza. Rainha de branco foi Carlota. Mas não foi minha rainha,” diz o narrador-personagem em trecho do livro.

Alexandre Azevedo nos conta sobre outros personagens do seu livro de ficção inspirado em relatos históricos sobre Tereza de Benguela em Vila Bela da Santíssima Trindade.
 
Nascido em Belo Horizonte (1965), Alexandre Azevedo passou a infância em Cuiabá e São Paulo e a adolescência em Campo Grande (MS). Reside em Ribeirão Preto, interior paulista, há mais de 30 anos.

É Formado em Filosofia, com pós-graduação em língua portuguesa e estudos literários, é professor de literatura brasileira e portuguesa há 35 anos. Romancista, novelista, contista, cronista, ensaísta, teatrólogo e poeta, além de dedicar-se à literatura infantojuvenil, é autor de mais de 150 obras, publicadas por diversas editoras do país.

Algumas de suas obras foram prefaciadas e comentadas por autores como Luís Fernando Veríssimo, Ziraldo, Lourenço Diaféria, Manoel de Barros e Affonso Romano de Sant’Anna. Além do romance “A rainha do Quariterê”, publicou pela Entrelinhas os infantis Pantanimais e Pantanimais para colorir, com ilustrações de Léo Davi.
 
SERVIÇO
 
O que:
Lançamento do romance “A rainha do Quariterê: A história de Tereza de Benguela e das outras bruxas do Quilombo do Piolho”, 176 páginas, 16 x 23 cm, encadernação tipo brochura.

Quando e onde:
Dia 15 de junho de 2022, no Cinema do Sesc Arsenal (e nas redes sociais do
Sesc-MT – Youtube e Facebook), em Cuiabá, as 19 horas.
Valor do investimento, no lançamento: R$ 60,00 (preço de capa R$ 68,90)
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet