Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cinema

VEJA TRAILER

Filme sobre Rainha da Lapa é exibido no Cine Teatro Cuiabá no Dia do Orgulho LGBTQIAP+

Foto: Assessoria

Filme sobre Rainha da Lapa é exibido no Cine Teatro Cuiabá no Dia do Orgulho LGBTQIAP+
O documentário “Luana Muniz - Filha da Lua”, de Rian Córdoba e Leonardo Menezes, será a atração desta terça-feira (28), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. A exibição integra sessão especial do projeto “Encontros com Cinema” em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. Além do documentário serão exibidos videoclipes e videopoemas de artistas de Mato Grosso que se reconhecem como LGBTQIAP+, como A Luisa Lamar, Diogum, NicoLaw, Santrosa, Lucas Thomaz, Vitor Souza, Paula Shaira, O Sol Ferreira e Lupita Amorim. Classificação indicativa 16 anos e entrada gratuita. A partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá.
Leia mais: 
Travesti negra, Lupita Amorim é atriz, dançarina, modelo, poetisa, comunicadora, líder militante e tecelã do próprio destino

O documentário revela a intimidade de Luana Muniz, autora do bordão “Travesti não é bagunça”. Ela se divide entre a prostituição, o ativismo LGBT e os shows em cabarés.


 
A Rainha da Lapa é conhecida em todo o Brasil pela participação no programa “Profissão Repórter” e sua aproximação inesperada com o Padre Fabio de Melo e Alcione.
 
O documentário é dirigido pela dupla Rian Córdova e Leonardo Menezes. Ambos saíram da TV para produzir filmes mapeando a cena LGBT.
 
“Luana Muniz: filha da lua” conquistou o Prêmio de Melhor Longa no Festival de Gênero e Sexualidade do Rio no Cinema 2017, Prêmio Escolha do Público no MixBrasil 2017, Prêmio de Melhor Longa para Documentário no DIGO (Festival de Diversidade Sexual e Gênero de Goiás) 2018 e Prêmio de Reconhecimento do Impact Docs Awards 2017, da Califórnia.
 
No dia 28 de junho comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, também conhecido como Dia Internacional do Orgulho Gay. Historicamente, a data remete a um dos momentos mais importantes para a comunidade, que foi a Revolta de Stonewall. Iniciada em 28 de junho de 1969, no Bar Stonewall Inn, em Nova Iorque.
 
A Revolta possibilitou que, pela primeira vez, um número considerável de pessoas LGBTQIAP+ se unisse para lutar contra as constantes investidas e maus tratos perpetrados pela polícia contra frequentadores do bar.
 
A Rebelião durou vários dias e deu origem às Paradas do Orgulho Gay, muitas delas celebradas no mês de junho, em alusão a esse marco inicial do movimento em defesa dos direitos civis dos grupos.
 
Na sexta-feira, 01 de julho, a partir das 19h, também no Cine Teatro Cuiabá, acontece o lançamento da 19ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Mato Grosso. Saiba mais no Instagram @paradamt.
 
 
Serviço
O quê: Exibição do longa “Luana Muniz: filha da lua” e de videoclipes de artistas LGBTQIAP+ mato-grossenses.  
Quando: Terça-feira, 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+), às 19h30.
Onde: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá).
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: 65 2129-3848.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet