Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Museu da Imagem e do Som

Misc recebe evento em homenagem a Tereza de Benguela na próxima segunda

Foto: Reprodução

Misc recebe evento em homenagem a Tereza de Benguela na próxima segunda
O Museu da Imagem e do Som (Misc), coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, recebe na próxima segunda-feira (25), às 19h, um evento em homenagem a Tereza de Benguela e as mulheres Latinas Americanas e Caribenhas. A entrada é franca.

Leia também 
Polícia Civil recupera quantia de R$ 3,2 mil subtraída de vítima de fraude eletrônica


A programação contará com apresentações culturais que trouxeram a influência Africana ao Brasil, com participação de Tonny Maia e seu trompete, Joãozinho do Cavaco e Ju Baiana, Marcelo Passos, grupo Conexão dos Tambores, além de uma grande roda de samba com Rodrigo Mendes, Pachana e Jú Grisólia.

“Gostaríamos de homenagear, em nome de Teresa de Benguela, a todas as mulheres, que lutam em seu dia a dia, resistindo todas as formas de preconceito estabelecidas por uma sociedade machista. As mulheres continuam a avançar, em seus propósitos, na ocupação de espaços com muita inteligência e sabedoria, são as guerreiras contemporâneas, que formam um grande exército de Teresa de Benguela, por acreditarem que a verdadeira riqueza das mulheres está refletida em seus passos de sol a sol, em busca de algo que nos é sagrado, a liberdade”, destaca o coordenador do Misc, Cristóvão Luiz.

TEREZA DE BENGUELA

No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data sancionada pela Lei nº 12.987/2014.

Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, que viveu no século XVIII. Após a morte de seu companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, que resistiu à escravidão por duas décadas até 1770, quando foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso à época, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Com isso, parte da população negra e indígena foi assassinada e outra, aprisionada. A data é um marco na luta contra o racismo.

O MISC

Criado em 2006, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) é o principal acervo de imagem e som da diversidade cultural de Cuiabá. Além de apresentações musicais, o Misc também apresenta exposições, mostras de fotografia e vídeos, oficinas e peças teatrais valorizando a história cuiabana. 

SERVIÇO

O que: Evento em homenagem a Tereza de Benguela

Quando: 25/07

Horas: às 19h

Local: Museu da Imagem e do Som (Misc) (Rua: Voluntários da Pátria, nº 79, Centro Norte)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet