Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

protagonismo

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, Cuiabá tem “Seminário das Pretas"; confira programação

Foto: Reprodução / Ilustração

Antonieta e mulheres do Imune no prêmio

Antonieta e mulheres do Imune no prêmio

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é um marco histórico internacional da luta da mulher negra contra a exploração de classe, opressão racial e patriarcal. Reconhecendo a importância desta data e atenta aos recentes acontecimentos sociais que envolvem a população negra – em especial as mulheres negras – a Secretaria Municipal da Mulher promoverá, em parceria com outras instituições, nesta segunda-feira (25), o “Seminário das Pretas” – Fortalecendo o protagonismo da mulher negra.

Leia mais: 
Salão especializado em cabelos crespos e cacheados, Crisálida é reconhecido por protagonismo na identidade negra
 
De acordo com a secretária-adjunta da pasta da mulher, Elis Regina Prates, o evento tem como objetivo debater e propor soluções para os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras. Ela também destaca que ao final do seminário deve propor a criação de um Núcleo de Mulheres Negras e que seja permanente para que se obtenha resultados imediatos.

“Tivemos todo o cuidado em realizar este evento no mesmo dia em que se comemora o dia internacional da mulher negra Latino-americana e caribenha. Estão previstos painéis com temas: Saúde e Bem Viver e Mercado de Trabalho – Perspectivas para Mulheres Negras” explicou.

Também participarão do seminário a Secretaria Municipal de Saúde, Fórum de mulheres negras, centro cultural Casa das Pretas, Portal Mulher MT, Instituto Sementes do Bem.
 
Mulheres negras em Cuiabá

Antonieta Luisa Costa é fundadora do Instituto Mulheres Negras (Imune) e da Casa das Pretas, e contou em entrevista ao Olhar Conceito em abril deste ano um pouco da sua trajetória enquanto personalidade negra e mulher cuiabana no comando dessas instituições sociais na capital.

À época, ela estava sendo congratulada no Premio Jejé de Oyá, que prestigiou pessoas e instituições negras de Cuiabá e Mato Grosso pelos trabalhos prestados às causas sociais, culturais, gastronômicas e políticas voltadas à sociedade.

No caso de Antonieta, ela foi vencedora da categoria Impacto Social, como instituição protagonista nas causas sociais. “Tínhamos os espaços formados prioritariamente pelos homens, para os homens e com os homens. Nós estávamos nos movimentos, mas sempre em situações subalternas. A gente que preparava as salas, fazia limpezas e a comida, mas nas discussões políticas estávamos sempre fora. Então o imune surge aí nessa perspectiva de retomar e garantir nosso lugar de fala diante da sociedade de MT”, pontuou.  

“E é isso que imune faz. Ele quer discutir, quer chamar atenção para nossas mulheres da importância de estarmos preparadas para o enfrentamento de combate ao machismo, racismo, misoginia e a todas formas de intolerância correlatas a violência que as mulheres sofrem. É nessa perspectiva que o imune trabalha”, acrescentou.

Helem Soares, de 31 anos, também foi vencedora do prêmio, na categoria Estética e Identidade Negra, e deve ser lembrada e valorizada na data de hoje como importante personalidade negra e mulher que atua em Cuiabá.

Ela é proprietária e cabelereira do salão Crisálida, especializado em cabelos cacheados e crespos, localizado na Avenida Dr. Vicente Vuolo, no Bairro Tancredo Neves, em Cuiabá. No salão, é ofertado tratamento para cabelos naturais, ondulados, cacheados e crespos das 8h às 18h.

Honrada com a premiação recebida na época, Helem aproveitou o espaço para ressaltar a importância do reconhecimento e visibilidade às pessoas negras promovidas pela premiação, exaltando que o povo preto “é capaz e que nós podemos”.  

“É muito bom ter esse reconhecimento porque através desse prêmio, não é crisálida que está ganhando esse prêmio, são todas as pessoas negras. Representa todas as pessoas pretas da favela, da comunidade. Todos os bairros que sonham, e que as vezes pelo meio em que vivem, não é permitido sonhar. Ou que as vezes sonham, mas escondem o sonho porque não acreditam, não tem força. Esse prêmio veio mostrar que sim, nós somos capazes e nós podemos”, acrescentou. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet