Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

ESTAÇÃO CULTURA

Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães acolhe ciclo de palestras e Feira do Livro

Foto: Zero hora

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

O Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães deste ano também terá ciclo de palestras sobre cultura, meio ambiente e desenvolvimento chamada “Memórias de Serra Acima”, nos dias 29 e 30 de julho, das 15h às 20h na Câmara Municipal da cidade. Para inscrições e informações, acessar o Facebook oficial do projeto. Além disso, a partir desta quinta-feira (28) até o domingo (31), das 9h às 18h, haverá Feira do Livro do festival, com contação de história, bate-papo, e o espetáculo: “Garcia Lorca e os Livros”.

Leia mais: 
Repaginado, gratuito e inovador, novo Festival de Inverno terá "céu da Capadócia" com balões e oficinas gastronômicas
 
A abertura do ciclo Memórias de Serra Acima será às 15h, desta sexta-feira (29), com credenciamento e apresentação artística de coral. O início dos trabalhos terá fala do Professor Doutor Marcus Cruz do departamento de História da UFMT, e convidados.

A primeira palestra será ministrada pelo professor doutor em memória e produção cultural Luiz Carlos de Oliveira Borges, intitulada Identidades culturais, projetos de desenvolvimento e o imaginário de paraíso de Chapada dos Guimarães MT.

A reflexão permeia as identidades invisibilizadas pelo processo histórico, a partir dos anos 70. A palestra avança para os projetos de desenvolvimento promovidos e implantados pelo governo federal à época da ditadura militar.
 
A segunda terá o tema Geoparque Chapada dos Guimarães, ministrada pela professora doutora em geologia Flavia Regina Pereira Santos, e pretenderá apresentar os aspectos que levaram a escolha deste local para ser um projeto de geoparque, e as ações necessárias para alcançar o reconhecimento pela Unesco como geoparque mundial.
 
No segundo dia, sábado (30), abre o ciclo a palestra ministrada pela professora doutora em educação Maria Cristina Aguiar, com o tema A prosa poética de Ricardo Guilherme Dickie, apresentando o escritor chapadense e os aspectos singulares de sua obra e de que forma ele foi inserido no cenário literário nacional.

Quem fecha Memórias de Serra Acima é o professor doutor de geografia, José Carlos Ugeda, com o tema O clima e o ambiente em Chapada dos Guimarães. A palestra pretende abordar os elementos constituintes do clima do município de chapada, com destaque à área urbana, em especial, demonstrando o papel do relevo da vegetação para esse tipo climático. A partir das 17h30, haverá as entregas de certificado para os participantes.
 
“Estação Cultura” e Feira do Livro

Entre os dias 28, 29, 30 e 31, das 9h às 18h, acontece no Festival de Inverno a Flic - Feira do Livro de Chapada dos Guimarães, em frente a Prefeitura do município, na Rua Tiradentes. A rua está fechada para a feira, que contará, também, com venda de artesanatos e exposições artísticas.

Organizada pelo IESC (Instituto de Estudos Socioculturais), em parceria com a Editora Umanos e Editora Entrelinhas, o evento traz contação de história com Andréa Albano, Bate-Papo com autores; espetáculo “Garcia Lorca e os Livros”, com Juan Vireia, Fusca Rua Antiga e muitos livros.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet