Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Apagada desde 2019

Obra inédita de Adir Sodré será reproduzida em coreto da Praça 8 de Abril

Foto: Reprodução

Obra será reproduzida

Obra será reproduzida

Três anos depois de a Prefeitura de Cuiabá ter apagado um mural do artista plástico Adir Sodré da Praça 8 de Abril, uma nova obra, desta vez inédita, será reproduzida no coreto. O artista faleceu em 2020. A obra foi reproduzida digitalmente e em alta resolução pelo publicitário Ricardo Miguel Carrion Carrecedo, e a reprodução em grandes dimensões ficará a cargo do artista plástico Luzinan Alves de Oliveira, especialista nesse tipo de pintura.

Leia também:
Prefeitura contrata associação por R$ 73 mil para refazer mural de Adir Sodré na Praça 8 de Abril

A empresa contratada para fazer o trabalho foi a Associação Dos Produtores Culturais de Mato Grosso (Ação Cultural), por R$ 72.300.A obra tem dimensão original de 68,5 x 200 cm.

Mural onde será instalada a pintura de Adir (Foto: Assessoria)

“Inicialmente será realizado a preparação do mural com remoção de textura, lixamento, aplicação de fundo preparador e selador para depois, fazermos a pintura do muro na cor branco neve. Depois, entra a reprodução fiel dos traços e cores, já que utilizaremos a paleta de cores do Adir”, comenta o artista plástico Luzinan.

O contrato para reprodução de pintura foi assinado com a autorização da filha de Adir, Nina Sodré. Viviene Lozi, diretora executiva da Ação Cultural, lembra que o artista sempre foi um grande amigo e parceiro. “Trabalhamos juntos e com seu irmão Antônio Sodré no projeto Poesia Necessária e na pintura da Via Sacra Contemporânea, onde ele pintou três estações que podem ser admiradas no muro de arrimo do Complexo onde abriga a Igreja do Bom Despacho e o Museu de Arte Sacra que é gerenciado por nós”, afirmou.

Aluízio Leite, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, pondera que o Executivo Municipal reconhece o valor histórico da arte deste importante artista não só para Cuiabá, mas para o mundo. “Essa obra a ser pintada também afirma que esse espaço junto ao coreto da praça sempre foi do Adir Sodré.

Adir Sodré nasceu, em 1962, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, mas passou quase toda a vida na capital. Ele foi um desenhista e pintor que iniciou a carreira no Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet