Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Na Semana do Patrimônio Histórico, Sesc Arsenal recebe série de atividades especiais para celebrar a data

Foto: Assessoria/Divulgação

Na Semana do Patrimônio Histórico, Sesc Arsenal recebe série de atividades especiais para celebrar a data
Construído com inspirações da arquitetura neoclássica, o edifício do Sesc Arsenal, em Cuiabá, é um verdadeiro baú de memórias de Mato Grosso e do Brasil, sendo um dos endereços da capital que estão incluídos na celebração do Dia do Patrimônio, nesta quarta (17). Em 2022, o prédio completa 190 anos, estando tombado como patrimônio cultural há 38 anos. Para celebrar a data do patrimônio, o Sesc preparou uma série de atividades especiais que começam hoje e vão até o dia 20 de agosto, sábado. Confira a programação completa abaixo.

Leia mais: 
Semana do Patrimônio Histórico em Cuiabá terá inauguração da Casa de Bem-Bem, passeio ciclístico e evento cultural

Endereço de exposições, palco para apresentações de música e dança, também disponibiliza formações gratuitas no segmento audiovisual e das artes. Porém, o que poucos sabem é que foi idealizado para funcionar como uma base para as Forças Armadas.

A família real portuguesa determinou sua construção por meio de uma carta régia assinada por Dom João VI, em 1818. As obras começaram em 1819 e seguiram por 13 anos, até que as portas fossem abertas oficialmente. A primeira função do local, batizado como Real Trem de Guerra, foi atender a demanda militar de conserto e fábrica de armas.

O prédio foi ampliado em 1848, quando as famosas varandas foram concebidas. Os corredores abraçam o edifício como uma poesia contínua, sendo impossível determinar o seu começo e fim.

A Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, transformou o Real Trem de Guerra em um ponto estratégico para o exército, funcionando como um estoque de armamentos e canhões. Posteriormente, se tornou uma escola de reparos de armas e uma fábrica de pólvora.

Superado o período de conflito, funcionou como ponto de compras voltado aos militares e em 1989 foi adquirido pelo Sistema Fecomércio-MT e é administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

As marcas históricas estão expressas nas paredes, em relevos que revelam insígnias militares na fachada principal, no chão da entrada que tem balas de canhão como piso e no jardim do casarão que preserva os canhões herdados do exército.

“Somos uma referência histórica em Mato Grosso que é endereço de atividades culturais que expressam toda riqueza regional que o estado preserva ao longo de gerações”, fala o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato.

Território de Memórias

Até o dia 30 de agosto, o Sesc Arsenal realiza a programação “Território de Memórias – Patrimônio Cultural” que reúne oficinas, palestras e apresentações de danças folclóricas. Nesta quarta (17), haverá uma experimentação em artes visuais explorando roteiros do Centro Histórico a partir da trajetória de vida de personalidades negras cuiabanas. Já na quinta (18), às 20h, o grupo de cururu Tradição Cuiabana do Coxipó se apresenta no jardim – Sesc Arsenal. E, no domingo (20), às 15h, a dança dos mascarados de Poconé é a atração principal.
 
Visite

O Sesc Arsenal está aberto para visitação de terça à sábado, das 08h às 21h; domingos e feriados das 14h às 20h. No local funciona a galeria de artes, espaço do artesanato (loja), espaço de alimentação, jardim, teatro, cinema, núcleos de ações formativas, biblioteca adulto e infantil. Conheça a programação da unidade no site: www.sescmt.com.br.

(Com Assessoria)

Serviço

Programação: Território de Memórias – Patrimônio Cultural
Experimentação em Artes Visuais - roteiro pelo Centro Histórico a partir de Histórias de Personalidades Negras Cuiabanas
Quando: 17 e 20 de agosto, às 15h
Onde: Núcleo de Artes Cênicas - Sesc Arsenal
 
Território de Memórias – Patrimônio Cultural
Troca de Saberes: Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
Quando:18 de agosto, às 18h30
Onde: Teatro – Sesc Arsenal
 
Apresentação: Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
Quando: 18 de agosto, às 20h
Onde: Jardim – Sesc Arsenal

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet