Olhar Conceito

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Literatura

CASA CORAÇÃO

Escolas e crianças recebem 500 exemplares do livro e peça de contação da história de autoria da artista cuiabana Nina Ricci

Foto: Ju Queiroz

Escolas e crianças recebem 500 exemplares do livro e peça de contação da história de autoria da artista cuiabana Nina Ricci
Obra infanto-juvenil da autora cuiabana Nina Ricci, Casa Coração (Entrelinhas Editora) circulou por escolas da capital mato-grossense na última semana. A história chegou a cinco comunidades escolares através de 500 exemplares do livro e uma peça de contação da história realizada pela própria escritora, que também é atriz, por meio do projeto "Casa Coração nas escolas". Na trama, ambientada na pandemia, os leitores são convidados a dar as mãos e seguir viagem com a protagonista Eli. Através de buracos de fechaduras, ela irá vivenciar realidades bem distantes da sua, em diferentes lares, na busca de sua "casa coração".


Leia mais: 
Diná Vicente lança seu primeiro livro com 100 poemas no Teatro Zulmira Canavarros

Foram contempladas pela apresentação cerca de 400 crianças que estudam na rede pública estadual, de turmas do 3º ao 6º ano. Um momento também de troca e diálogo entre autora e leitores; uma oportunidade (muitas vezes, única) de contato direto das crianças com uma artista de sua terra.

Já os livros deverão ficar nas bibliotecas das unidades para serem trabalhados por seus educadores. A sugestão é que parte deles também sejam entregues diretamente aos alunos.

"Eu não queria que o livro chegasse sozinho nas escolas. Afinal de contas, eu sou uma autora de Mato Grosso e pra mim é muito significativo que os alunos daqui tenham a possibilidade de uma vivência afetiva da história. Queria também que a obra tivesse corpo, e que a criança pudesse associar o livro a uma experiência", conta Nina Ricci.

E sobre essa experiência, ela relata sua perspectiva: "É muito impactante ver esse livro na mão das crianças. É só no 'ao vivo' que a gente tem um pouco da dimensão do que significa escrever um livro pra elas. E são poucas as oportunidades que temos de testemunhar isso. Esse é um dos motivos pelos quais eu criei esse projeto de contação da história nas escolas".

A obra passou pela Escola Estadual Paciana Torres de Santana, Escola Estadual Professora Maria Hermínia Alves, Escola Estadual Dom José do Despraiado, Escola Estadual Barão de Melgaço e Escola Estadual Manoel Cavalcante Proença.

O projeto "Casa Coração nas escolas" é uma realização de Nina Ricci e Instituto Kurâdomôdo, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultural, Esporte e Lazer (Secel-MT) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com apoio cultural do Teatro Fúria, Spectrolab e Carlos Avallone.

"Desde o lançamento de Casa Coração temos feito o esforço de ampliar e democratizar o acesso das crianças ao livro. Primeiro com uma campanha de venda solidária, que beneficiou crianças do projeto Flauta Mágica. Depois, por meio do Edital Movimentar Cultura, da Secel, conseguimos chegar a outras cinco escolas públicas, em projeto de menor formato. Agora, a circulação tem sido uma oportunidade incrível, e uma experiencia que enriquece demais o meu trabalho como escritora e atriz", reforça Nina.

A obra

Em quarentena, uma criança está isolada em seu quarto por conta de uma estranha doença que circula lá fora. Num tropeço inexplicável ela entra pelo buraco da fechadura dando início a uma incrível aventura pelas mais diferentes casas com realidades que ela jamais poderia imaginar.

Este é o fio condutor que vai levar leitores pequenos e grandes a uma viagem inusitada pelas páginas do livro Casa Coração (Entrelinhas Editora), da escritora e atriz Nina Ricci. A obra foi lançada em dezembro de 2021 e está à venda no site: https://www.entrelinhaseditora.com.br.

Com linguagem rica e poética, a cuiabana estimula reflexões àqueles que se permitirem ousar pelo mundo real da imaginação: "O que vale mais, a chave ou o chaveiro? Como pode existir uma casa sem fechaduras? Sem portas? Sem paredes? Afinal, o que leva a criança Eli de um canto a outro? Será possível voltar ao seu próprio lar? Será que existe um lugar que é perfeito para nós?".
"Eu digo que essa história tem vida própria, ela quis vir ao mundo. Acredito que ela quer encontrar pessoas pequenas ou grandes que estejam em busca do seu próprio lar", complementa a autora.

Com as ilustrações de Dani Monteiro, a obra materializa uma parceria que surgiu da amizade de anos atrás. Aos 27 anos, a cuiabana Nina Ricci que é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), trabalha na área e mora em São Paulo. Bióloga por formação, casada e mãe de Clara, Davi e Elis, a artista Dani Monteiro, também é cuiabana e tem 34 anos.

"Parceria de gente que gosta de passarinho, aquarela, crianças e histórias só pode ser das boas! E viver esse fluxo junto a uma editora como a Entrelinhas, que abriu espaço para nos acolher foi um presente", conta a ilustradora.

FICHA TÉCNICA – CASA CORAÇÃO NAS ESCOLAS

Realizacão: Instituto kuradomodo, Nina Ricci, Secel MT e Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Coordenação de produção: Caio Ribeiro
Produção executiva: Carolina Argenta
Cenografia: Laís Wrzesinski
Cinegrafista: Ana Carolina Mello
Som: hiald
Fotos: Ju Queiroz
Agradecimento: Carlos Avallone

(Com informações da Assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet