Olhar Conceito

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Música

CULTURA DE RUA

Batalha estadual de MCs já tem data marcada para garantir representante de MT no Duelo Nacional em Belo Horizonte

Foto: Murilo Siqueira

Batalha estadual de MCs já tem data marcada para garantir representante de MT no Duelo Nacional em Belo Horizonte
"Batalha da Alencastro, dois MCs no bang, o que que ceis quer ver? SANGUE!". É com esse tom que o Duelo Mato Grossense de MCs já tem data marcada para levar um representante do estado para “dar o sangue” na capital de Minas Gerais. O evento que acontece no dia 22 de outubro, sábado, a partir das 17h, na Praça Alencastro, garante uma vaga no Duelo Nacional de MCs, em Belo Horizonte, no mês de dezembro. Dezesseis rimadores do freestyle regional irão batalhar para representar o estado na gigante, tradicional e importantíssima batalha do Viaduto Santa Tereza.


Leia mais: 
Primeiro MC de Cuiabá a se apresentar no Zulmira Canavarros, "Guto" quer ser reconhecido nacionalmente

Para garantir a vaga, os rimadores da etapa estadual passarão pelo crivo dos jurados Pacha Ana e Ahgave, duas referências exponenciais do movimento Hip Hop em MT. A rapper Sharamandaya Kess também compõe a programação com apresentação musical.

Mato Grosso participa do Duelo Nacional desde 2017, quando MC Caco representou o estado no viaduto. Nesta edição, o maior evento de batalha de rimas de MT conta com 16 nomes postulantes.  

HAVEL (Batalha da Alencastro), que foi o representante do estado no ano passado; GEEH (Batalha do Tijucal); CIGANO (Batalha da Alencastro); LEMES (Batalha do CPA); LISBOA (Voz da Rua - LDRV) – Lucas do Rio Verde; BL (Batalha do Ipase/PR) – Várzea Grande; MYTH* (Batalha da Federal); MACHEL (Batalha do CPA); NAIA LIMA (Batalha da Alencastro); GL (Batalha do Ipase/PR) – Várzea Grande; ECLIMOR (Batalha da Federal) ; CABREIRA MC (Voz da Rua - LDRV) – Lucas do Rio Verde; DJANGO (Batalha do CPA); SHOGUMONSTER (Voz da Rua - LDRV) – Lucas do Rio Verde; DZ7 (Batalha do Tijucal) e LICH (Batalha da Alencastro) são os MCs que darão o sangue pela vaga em BH.



Os duelos de mcs são, atualmente, os mais expressivos movimentos de rua na atualidade. O crescimento exponencial tem acompanhado a alavancagem da cultura de rua que se espalha e aumenta cada vez mais no país.

Em Mato Grosso não é diferente. Exemplo disso pode ser visto com o crescimento organizado de várias batalhas de rima que se distribuem pelo estado, como a Batalha da Alencastro, do CPA, a Batalha do Tijucal, Batalha da Voz de Rua em Lucas do Rio Verde, a do IPASE em Várzea Grande e a Batalha da Pista, em Primavera do Leste.

Todas elas movimentam e abrem espaço cultural para artistas locais se expressarem, o que fomenta e valoriza o consumo do que se produz enquanto arte e cultura urbana do próprio estado.

A etapa movimenta também a economia local quando traz, à capital, público de fora do estado e do interior para batalhar, torcer e assistir. Consequentemente, o duelo amplifica o turismo, comércio e, também, a história - especialmente porque o evento será na Praça Alencastro, importante monumento histórico e turístico localizao no centro de Cuiabá.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet