Os músicos Roberto, de 50 anos, mais conhecido como ‘Auad’, e Luis Rodrigo, 43 anos, sob nome artístico ‘Logan’ sempre foram apaixonados por música e após integrarem diversos projetos ao longo dos anos, resolveram se unir e montar a banda duo “Qu4rto Mundo”. Os cuiabanos se conheceram de forma inusitada no Bar do Edgare, e a partir desse encontro, resolveram embarcar no maior projeto de suas vidas, com canções autorais e lançamento de um disco vinil.
A dupla se intitula audaciosa, por compor e gravar rock n´roll na capital do agronegócio. “Quando muitos dizem que o rock morreu, e em terras distantes dos grandes centros, decidimos criar o projeto e gravar rock de qualidade”.
“Eu desde sempre fui em shows, e me identifiquei muito com aquilo, via uma possibilidade de vida, de tocar e compor. Esse estilo de vida me atrai bastante e tanto eu quanto o Logan, somos apaixonados pela música. Tem gente que escuta a música e tem aquela paixão sabe. Hoje, após passarmos por várias bandas e termos bastante experiência, vimos que o negócio é compor e criar as músicas para apresentar uma arte relevante”, diz Auad.
O projeto surgiu em janeiro deste ano após conversas e alinhamentos entre Auad e Logan. Logo, já iniciaram a composição e produção do primeiro single, que lançaria a banda, a música “O Rio”. A canção traz críticas severas para a forma como o meio ambiente é tratado e a falta de consciência de boa parte da população.
Sobre o nome da banda, os músicos relatam que a inspiração do nome escolhido foi difícil. “A situação do Brasil já passou do terceiro mundo faz tempo. Já somos quarto mundo, porque ver pessoas fuçando no carro de lixo pra pegar comida, em um país que é um dos maiores produtores de carne, grãos e alimentos do mundo é inadmissível”, pontuam os músicos.
Todas as composições da banda são feitas coletivamente pelos componentes e produzidas pelo amigo e produtor Rodrigo Lopes do Estúdio Riff, que além de produzir, grava também as baterias e baixos nas músicas da banda. “Sempre conversamos pra ser algo totalmente democrático, os dois debatendo as ideias para ir formando a música, junto com o Rodrigo. É um trabalho bem colaborativo”.
“O Rio é um “hard rock” que trata das questões ambientais e humanas, para chamar atenção para as questões a respeito do meio ambiente, da evolução humana, do crescimento espiritual e da preservação da natureza. A proposta da Qu4rto Mundo é falar sobre os fatos, eventos e ocorrências que acontecem ao nosso redor. Notícias cotidianas, política, a situação geral do país, enfim, de tudo que nos rodeia. Vida real”, diz os integrantes.
Logo na sequência, a banda iniciou os trabalhos no que viria ser sua próxima música, “Mentores da Razão”. Letra que foi escrita há 20 anos atrás, mas que se encaixa nos dias atuais. A música traz a mensagem de força, luta e superação, e por esse motivo, Auad diz que muitas pessoas acreditam que a música foi escrita na pandemia, devido a mensagem, que trata do viés de aproveitar a vida enquanto se tem a oportunidade, valorizando cada dia vivido.
A Qu4rto Mundo já tem esses dois singles lançados, e segue no foco de composição e gravação, almejando lançar seu mini LP em 2023, para a partir disso, planejar as apresentações públicas. Planejam lançar esse primeiro trabalho em vinil, e já estão ofertando diversos itens de merchandising, como camisetas, adesivos, telhas pintadas. Os integrantes pontuam que tem a pretensão sim de se tornar uma banda de nível nacional, e alcançar o público de todo o País. Todo o investimento vem do próprio bolso da dupla.
Lançamento de novo single
A banda está produzindo a nova música, que será lançada em novembro. A canção conta com a participação do rapper cuiabano, R2, que já participou de diversas batalhas de rap, como a ‘Batalha do Alencastro’ e é conhecido no cenário.
“Eu creio que a música estava incorporada em mim desde pequeno. Meu pai escutava bastante Beatles, Alceu Valença, então é algo que faz parte de mim. O rap eu comecei a curtir por conta do protesto e as letras sobre as classes mais baixas, o social. Em 2005, eu conheci um grupo que estava no CPA fazendo as rimas. Eu comecei aos poucos, ia escrevendo e quando vi já estava inserido na cena. Foi uma coisa natural. Em 2013, participei e ganhei minha última edição da Batalha de Alencastro. De lá pra cá, me dediquei mais às letras e aos shows”, conta R2 sobre sua trajetória.
O rapper conheceu Logan após criar um grupo de fãs do Legião Urbana. E em uma das conversas, o vocalista convidou R2 para a participação especial na música “Abominável Mundo Novo”.
Para quem está curioso para saber mais sobre a banda, o Qu4rto Mundo já está no Spotify, noYouTubee no Instagram. A nova canção inicia um projeto que a banda está criando, de trazer outros artistas locais para participação nas músicas. O músico Matheus Hauer é o convidado da música seguinte, com previsão de lançamento em Janeiro de 2023.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.