Olhar Conceito

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Notícias | Literatura

DEBATE SOBRE INTENSIVISMO

Live da série 'Conversas ao pé do cajueiro' discute movimento literário mato-grossense nesta quarta

Foto: Reprodução

Live da série 'Conversas ao pé do cajueiro' discute movimento literário mato-grossense nesta quarta
Nesta quarta-feira (14), a partir das 19h30, acontece a exibição da terceira live da série "Conversas ao pé do Cajueiro", no canal no Youtube da Casa Silva Freire. Durante a exibição a escritora Cristina Campos e o doutor em literatura Isaac Newton de Almeida Ramos discutem o intensivismo, um dos principais movimentos literários que nasceram em Mato Grosso. A mediação da live será feita pela professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral. 


Leia mais: 
Humoristas de Cuiabá K-bça Pensante e Xômano que mora logo ali fazem primeiro show stand-up

A live integra a nova programação da Casa Silva Freire, uma das instituições vencedoras do edital Rede Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). 

"O Intensivismo foi um movimento literário precursor da Poesia Concreta e de outras manifestações de vanguarda. Surgiu em Cuiabá, no início da década de 1950 e seu mentor foi Wlademir Dias Pino. Participaram com ele, inicialmente, Benedito Sant’Ana da Silva Freire, Rubens de Mendonça e Othoniel Silva", explica Larissa Silva Freire, coordenadora da Casa Silva Freire. 

Além dos 12 programas “Conversas ao pé do cajueiro”, planejados para ocorrer mensalmente, a Casa Silva Freire oferece ainda uma série de visitas escolares guiadas e oficinas de formação. 

Conheça a Casa Silva Freire

Localizada na Rua Cândido Mariano, 707, Centro Norte de Cuiabá, a Casa de Cultura Silva Freire abriga acervo de imensurável valor, com boa parte da produção cultural do poeta Silva Freire, coleção literária (com muitos textos inéditos), fotos, documentos, áudios, vídeos e objetos pessoais, que logo estarão totalmente disponíveis ao acesso público e gratuito. 

Ponto de Cultura integrante da Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso, a Casa de Cultura Silva Freire, fundada em 8 de abril de 2010, é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do movimento Intensivismo e Poema//Processo, por meio da promoção e incentivos à cultura, educação, literatura, arte e ciências no Estado de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet