Olhar Conceito

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Notícias | Literatura

Sarau Literomusical

Academia Mato-grossense de Letras inaugura projeto com evento para crianças e adolescentes

Foto: Divulgação/Kelly Lelis

Academia Mato-grossense de Letras inaugura projeto com evento para crianças e adolescentes
A Academia Mato-Grossense de Letras (AML) inicia sua programação de 2023 com o lançamento do projeto Sarau Literomusical 100+1 na próxima quinta-feira (19). Aproveitando as férias escolares, o evento de inauguração “Era Uma Vez” terá a participação de escritores com assento na Academia e artistas convidados, com uma programação voltada para o público infantojuvenil na sede da AML, a Casa Barão, das 15h às 18h.


Leia mais:
Biblioteca Estevão de Mendonça realiza colônia de férias para a criançada com ampla programação

O projeto Sarau Literomusical 100+1 é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com oito eventos realizados até agosto deste ano.

As inscrições para o “Era Uma Vez” estão abertas e são gratuitas. Devem ser feitas, via WhatsApp, pelos celulares (65) 98412-9090 (Zilda Carracedo) e (65) 99227-6215 (Ronaldo Silva). Para aqueles que não puderem comparecer ao evento, o canal da AML no Youtube transmitirá em tempo real o evento. 

"Estamos começando 2023 com a realização desse projeto que abre as portas da Academia ao público, com muita alegria. Agradecemos a parceria da Secel-MT, que possibilitou a realização do Sarau Literomusical 100+1, continuidade de um projeto iniciado no centenário da instituição, incentivando a visibilidade dos saberes e fazeres culturais", ressalta Sueli Batista, presidente da AML.

Para esta primeira edição do sarau, Maurício Ricardo, ator e contador de histórias é o principal artista convidado. Pela AML participam os escritores Aclyse de Mattos, Maria Cristina de Aguiar Campos e Marta Cocco. O evento conta ainda com a participação do grupo musical infantil Pequena Luz.

Maurício Ricardo

Mauricio Ricardo é ator, produtor e contador de histórias no estado de Mato Grosso, onde nasceu, no município de Santo Afonso. Foi fundador da Cia Porrada de Teatro e cofundador da Casa da Cena, espaço para vivências e pesquisas artísticas. Possui graduação em Letras com habilitação em língua francesa e suas respectivas literaturas pela UFMT. Desde o ano de 2003, vem atuando profissionalmente no estado ofertando oficinas e cursos nas áreas de contação de histórias e teatro infantil e adulto.

Mauricio Ricardo vai levar à cena dois espetáculos literários no evento. O  primeiro é "Lendas Negras da Baixada Cuiabana", a partir de textos escritos  pelo professor de Língua Portuguesa Hélio Taques e por Maurício. A proposta da encenação é perpetuar e proteger a memória de personagens mato-grossenses como Jejé de Oyá, Mãe Bonifácia e Maria Taquara.

O segundo espetáculo propõe um mergulho na poética de Manoel de Barros a partir da oralidade. "As Tessituras de Manoel de Barros" é uma performance de contação de histórias baseada na obra homônima do escritor.
 
Escritores da AML

Vão representar a Academia Mato-Grossense de Letras neste "Era uma vez", duas autoras e um autor, todos com expressivas trajetórias literárias. O trio tem experiência com literatura infantojuvenil e cada um selecionou trechos de suas respectivas obras para entreter o público, com ênfases cênicas e musicais.

Aclyse de Mattos nasceu em Cuiabá. É professor da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Mestre pela USP e doutor pela UFMG. Escritor e poeta com assento na Academia Mato-grosssense de Letras, Cadeira 3, atualmente na vice-presidência. Com 11 livros publicados, ele vai se valer de duas obras de sua autoria no evento: "Sabiapoca" e "Motosblim – a incrível enfermaria de bicicletas", ambos com pegada infantojuvenil.

Maria Cristina de Aguiar Campos nasceu em Presidente Prudente (SP), mas tornou-se cuiabana já no seu primeiro ano de vida. Doutora em Educação (USP, 2007); mestra em Educação (UFMT, 1999); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (UFMT, 1995) e Semiótica da Cultura (UFMT, 1996). Professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pelo IFMT – Campus Cuiabá. Ocupa a Cadeira 16 na Academia Mato-grossense de Letras. É organizadora do site Biblioteca Digital do Intensivismo (www.intensivismo.com.br). É autora de seis livros e sua performance vai abranger trechos de duas obras: "Conferência no Cerrado" e "Papo cabeça de criança travessa".

Marta Cocco nasceu  em Pinhal Grande-RS, veio para Mato Grosso em 1992 e atualmente reside em Tangará da Serra. É professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, tem mestrado em Estudos Literários (UFMT) e doutorado em Letras e Linguística (UFG). Integra a Academia Mato-Grossense de Letras - Cadeira 18. É autora de 16 livros, sendo 7 de literatura infantil. Para esta apresentação vai abordar alguns de seus escritos, do livro "As coisas cansadas das mesmas coisas".

Pequena Luz

O grupo musical infantil Pequena Luz atua desde 2016, apresentando um trabalho voltado a música e dança. Fará duas apresentações especiais no evento, sob a direção de Késsia Regina de Oliveira, idealizadora do grupo.

É a terceira vez que se apresenta na Casa Barão. A primeira foi em dezembro de 2021, quando a Academia Mato-Grossense de Letras, realizou a cantata de Natal, nas janelas da sede. As meninas do Pequena Luz emocionaram o público com uma bela performance artística. 
 
Serviço

"Era uma vez" - 1º Sarau Literomusical 100+1
Quando: 19 de janeiro (quinta-feira)
Horário: das 15h às 18h
Onde: Academia Mato-Grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869
Entrada: gratuita
Inscrições: WhatsApp (65) 98412-9090 (Zilda Carracedo) e (65) 99227-6215 (Ronaldo Silva).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet