Olhar Conceito

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Cinema

aprovado em Edital

Vale da Estranheza: filme de terror inicia produção em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Vale da Estranheza: filme de terror inicia produção em Mato Grosso
O curta-metragem Vale da Estranheza, aprovado no Edital de Seleção Pública 010/2021, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso, se prepara para as gravações que ocorrerão entre os dias 27 de fevereiro  e três de março.


Leia também 
Baronês realiza evento especial de Carnaval com Feijoada Prime para agitar os foliões


O filme se apropria das linguagens de terror e suspense para contar a história de Tuta, um jovem roteirista negro que, após longo período de reabilitação, volta para sua cidade natal e tenta retomar seus vínculos de amizade. Neste processo em que se reconecta com o passado e planeja o futuro, se torna alvo de Angélica, uma vampira bicentenária que o seduz e tenta controlá-lo.
  
O roteirista e diretor, Paulo Vidotti, nos antecipa que a mística que circunda o imaginário sobre vampiros é utilizado neste curta-metragem como alegoria para expor patologias que hoje podem ser identificadas como psicopatia, mas que no passado, por ausência de estudos científicos na cultura ocidental destinados a identificar doenças da psique humana, o comportamento psicopata foi atribuído ao sobrenatural, sendo diretamente associado aos vampiros.

Amarilis França, aluna da MT Escola de Teatro, que dará vida a essa personagem, relata que a experiência em Vale da Estranheza é, de certa forma, um reflexo de questões e relações humanas, um convite a viajar para dentro de si para compreender onde se está. “Os processos de preparação tem sido fascinante com muitas pesquisas através de elementos da psicologia, do misticismo. Sem dúvidas será  um curta pra se assistir mais de uma vez e refletir sobre cada personagem instigante dentro desse enredo!”, afirma.

Ainda sobre a pré-produção, Paulo Vidotti lembra que esse roteiro foi escrito por ele no início de 2021 e que, desde então, tem a expectativa de dirigi-lo. “Há anos idealizo o momento que verei Vale da Estranheza numa tela de cinema. E essa ansiedade tem me acompanhado também neste período de pré-produção, mas esse sentimento é minimizado ao ver a dedicação da equipe aos processos criativos. Ver tantos profissionais acreditando no roteiro e empenhados em levar esse sonho para as telas, me traz a tranquilidade que preciso para dirigir este curta-metragem.”.

Apesar de Vale da Estranheza ter previsão de lançamento apenas em junho de 2023, Raylla Borges, produtora executiva do filme, afirma que o período de gravações será uma oportunidade de estreia para vários profissionais, que, apesar de se capacitarem ao longo dos anos, apenas neste projeto viabilizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, encontraram a oportunidade de exercer as funções que desejavam. É o caso de Jaque Mazzardo e Manoel Vieira, que, respectivamente, assinam pela primeira vez a Direção de Produção e Direção de Arte de um curta-metragem, e também a estreia da própria Raylla que, apesar de ter acompanhado a produção executiva de outros projetos, assume pela primeira vez a responsabilidade pela função.

Sobre essa oportunidade de fornecer experiência a novos profissionais do estado, Jan Moura, Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Mato Grosso, pontua que a cultura de fato é uma saída sustentável, criativa e potente para o desenvolvimento social e econômico da nossa sociedade. “A oferta de oportunidades de experiências culturais para a população é um dever do estado e fomentar a rede produtiva do audiovisual além de gerar conteúdos relevantes para nosso povo, movimenta e aquece toda uma rede econômica que se beneficia destes recursos. Enquanto investimento a cultura gera renda, emprego, aquece a economia e ainda promove cidadania e sociabilidade.

Siga @valedaestranheza.filme (https://www.instagram.com/valedaestranheza.filme/) no Instagram e acompanhe todas as novidades da produção deste curta-metragem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet