Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Perfil

CONHEÇA AS HISTÓRIAS

Mulheres se tornam protagonistas no empreendedorismo criativo após apoio de editais da Secel

Foto: Divulgação

Mulheres se tornam protagonistas no empreendedorismo criativo após apoio de editais da Secel
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou as histórias de algumas mulheres empreendedoras beneficiadas pelos editais lançados pelo Pasta e que ajudaram a tirar os projetos delas do papel. Com o apoio financeiro do Governo, as contempladas conseguiram deslanchar como protagonistas da própria história.

Leia mais:
Tia e sobrinha abrem loja gastronômica com venda de massas especiais e transmitem afeto por meio da cozinha italiana

Para algumas delas, entre os muitos desafios está o equilíbrio da maternidade e vida profissional, como é o caso da empreendedora criativa Juliana de Souza Silva, 20 anos. Ela começou a empreender aos 15 anos, em Cuiabá, após descobrir que estava grávida.



“No começo (o trabalho) era apenas para sustentar meu filho, comprar leite e o básico, mas com a pandemia meu trabalho que já era online foi se consolidando, fui nichando cada vez mais e construindo uma comunidade bem engajada nas bandeiras que eu levanto, além de inspirar pessoas com a minha história com a moda sustentável e inclusiva”, contou. 

Ela foi selecionada no edital MoveMT, desenvolvido pela Secel-MT em parceria com o Oi Futuro, voltado para a aceleração de projetos e negócios criativos. Juliana tem um brechó online, o Encontrei Brechó no Instagram, e só conseguiu se perceber como empreendedora após quase três anos de atividade.

“O projeto MoveMT foi um divisor de águas na minha jornada como empreendedora, com certeza me senti muito mais capaz e confiante enquanto mulher gorda e mãe, a espalhar cada vez mais a importância de uma moda sustentável e inclusiva para meninas e mulheres como eu. As mentorias impulsionaram muito os processos internos da minha empresa, consegui delegar tarefas e a ter uma base mais sólida e duradoura”, destaca Juliana.

Em um país com tantas desigualdades, muitas mulheres fazem da arte um meio de diminuir essas diferenças, de conscientizar, educar, como a exemplo da artista Patrícia Itaibele Gomes Pereira, 29 anos, com o projeto Boneca Abayomi: Memória e Identidade Negra, contemplado no edital Movimentar, realizado pela Secel-MT.



Realizado em Juína (745 km de Cuiabá), o projeto busca resgatar por meio de um brinquedo típico as narrativas da mulher preta. Não apenas como uma persona, mas como protagonista na construção da sociedade. “É uma forma de enfatizar as belezas da negritude e sua contribuição, e resgatar histórias apagadas por meio das narrativas orais”, pontua Patrícia.

Ela comenta ainda sobre a oportunidade de ampliar o alcance da mensagem do projeto. “O edital permitiu que eu tirasse do papel um projeto que encanta. Democratizou e permitiu chegar mais distante com as narrativas, além de fomentar e valorizar outras mulheres pretas que são protagonistas desse processo”.

Entre as muitas bandeiras levantadas pelas mulheres está o compromisso com a conservação do meio ambiente.

Em Terra Nova do Norte (650 km de Cuiabá), Gisele Maria Ribeiro Bido, 25 anos, desenvolve um trabalho pensando na sustentabilidade e na valorização da Floresta em Pé. A artesã foi selecionada na categoria Mundo das Artes do edital MT Criativo, lançado em 2021. 

“O edital MT Criativo nos deu a oportunidade de expandir nossa produção, desenvolvemos a Coleção Fauna Amazônica. Nos deu a oportunidade de obter conhecimento e a possibilidade de melhorar significativamente a nossa participação nas redes sociais”.



A ArtGi Empreendimento Sustentável produz e vende artesanatos de madeira e produtos ecológicos, criando uma nova forma de trabalhar e de viver de forma harmônica com a natureza, e, ainda, ajudando a conservar a arte, a culinária e a biodiversidade local.

“O incentivo impactou e continua impactando, e muito, tanto nosso projeto, como minha vida. O apoio tem nos permitido aumentar a área de floresta protegida com aceiros usados para o Ecoturismo, e com a possibilidade de fazer melhorias em nossas instalações e equipamentos”. (com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet