Comemorando 20 anos de existência em 2023, o Instituto Reação, que tem o polo Cuiabá administrado pelo judoca Davi Moura, realizou um leilão de experiências na noite dessa quinta-feira (23), no ExC Rio, no Jockey Club, no Rio de Janeiro (RJ). Com presença de artistas, atletas e celebridades, o leilão arrecadou mais de R$ 1 milhão.
Leia também
No Instagram, irmão de Gustavo acusa Nicácio de racismo reverso: 'pode cometer racismo contra branco'
De acordo com o judoca, foram "leiloadas experiências", como stand up do comediante Fábio Porchat, jantar exclusivo para seis pessoas preparado pela dupla de chefs Felipe Bronze e Claude Troisgros, que vão cozinhar na casa de quem arrematou a experiência.
A organização não governamental foi fundada pelo medalhista olímpico Flávio Canto, o técnico Geraldo Bernardes e amigos. Além de Mato Grosso, há polos do instituto Belo Horizonte (MG), Rio Grande do Norte e Mato Grosso. No total, mais de 3,5 mil crianças são atendidas pelo projeto.
Uma das relíquias leiloadas foi um skate assinado por atletas renomados como Sandro Dias, Rayssa Leal, Pamela Rosa, entre outros. Além de convite para andar na pista com alguns deles durante a etapa do Mundial do Rio, assistindo toda a competição da área VIP.
Já quem curte velocidade em quatro rodas e muita adrenalina, vai ser navegador por um dia do bicampeão do Rally dos Sertões Lucas Moraes, que esteve pessoalmente no jantar.
As atrações não pararam por ai: Flavio Canto, Kyra Gracie, que foi acompanhada do marido Malvino Salvador, e a lenda Royce Gracie ofereceram uma clínica exclusiva de artes marciais. O leilão contou ainda com camisas autografadas pelo time do Flamengo, campeão da Libertadores, do Fluminense, com direito a visita ao CT liderada pelo Fred, que também marcou presença no jantar.
O artista plástico Thomaz Toz, esteve na noite, e irá pintar uma obra na casa do comprador. O evento contou ainda com uma camisa assinada por ninguém menos que Shaquille O`neal.
Sobre o Instituto Reação:
Criado pelo medalhista olímpico Flavio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.
Através da metodologia de valores “O Cicclo”, o Reação busca despertar o potencial dos seus alunos e famílias, visando superar desigualdades sociais. Ela trabalha três valores fundamentais presentes no Instituto: Construir, Conquistar e Compartilhar.
São cerca de 3.500 crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos beneficiados em 12 polos: 7 no Rio de Janeiro (Rocinha, Cidade de Deus – Taquara, Cidade de Deus – Polo de Iniciação, Tubiacanga, Pequena Cruzada, Rocha Miranda, Solar Meninos de Luz), 2 no Mato Grosso (Três Barras e Cidade Alta), 2 no Rio Grande do Norte (Tibau I e Tibau II) e 1 em Belo Horizonte, Minas Gerais.