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Segunda-feira, 20 de maio de 2024

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Nutricionista de Cuiabá explica que suplementação com whey não oferece riscos para dieta

Foto: Reprodução

Nutricionista de Cuiabá explica que suplementação com whey não oferece riscos para dieta
A nutricionista da academia Forz Gym, em Cuiabá, Kenia Pinho, desmistificou a associação entre a suplementação com o whey (proteína) e um possível ganho de peso. De acordo com ela, algumas mulheres ainda possuem receio de aderir ao uso por pensarem que o whey é indicado apenas para homens ou que oferece riscos para a dieta. 


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“Todas as alunas da academia recebem planos alimentares individualizados, e sempre, sou questionada, quanto a suplementação, pois eu a indico para todas as alunas, em geral para pós treino, que a própria Forz fornece, antes ou depois dos treinos. Percebo ainda mitos ou puro desconhecimento sobre os efeitos dessa suplementação tão importante para as mulheres como para os homens. Muita gente ainda confunde o real significado do emagrecimento, nem sempre significa apenas perda de peso na balança, mas sim mudanças no corpo, como redução de gordura e ganho de músculos ou massa magra”. 

O whey protein é um suplemento alimentar derivado do soro do leite, e é conhecido por sua alta concentração de proteína de alta qualidade. Embora muitas pessoas associem o whey protein apenas aos homens que frequentam a academia, este suplemento garante benefícios importantes para as mulheres também.

Segundo a nutricionista, o Whey auxilia na recuperação muscular, é uma fonte rica em aminoácidos, incluindo os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs). Eles  aminoácidos são importantes para a recuperação muscular após o exercício, o que é especialmente importante para as mulheres que praticam atividades físicas intensas.

“Whey contribui e muito para o emagrecimento, pode ajudar as mulheres a perder peso devido à sua alta concentração de proteína. Quando consumido como parte de uma dieta saudável e equilibrada, o whey protein pode ajudar a aumentar a saciedade e a reduzir a ingestão de alimentos em excesso. Sem falar o quanto auxilia na defesa do organismo e imunidade; controle da diabete, pois reduzem os níveis de açúcar no sangue; e auxilia no tratamento de  doenças hepática reduzindo a formação de gordura no fígado.

Ainda segundo a profissional melhora a saúde cardiovascular,  alguns estudos sugerem que o consumo de whey protein pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, além de aumentar o colesterol HDL (considerado protetor). 

“Na saúde dos músculos ajuda as mulheres a manter a massa muscular, o que é importante para a saúde geral e o envelhecimento saudável. A perda de massa muscular é comum com o envelhecimento, mas o consumo adequado de proteína pode ajudar a prevenir essa perda. Em resumo, o whey protein pode ser uma excelente opção de suplemento alimentar para mulheres que buscam melhorar sua saúde geral e maximizar os benefícios do exercício físico. É importante lembrar que o consumo adequado de proteína deve sempre ser combinado com uma dieta saudável e equilibrada e a prática regular de atividade física”, define.

A suplementação com whey protein não substitui nenhuma refeições e também  não deve ser vista como uma solução mágica para ganhar músculos e perder gordura. É necessário que o consumo do suplemento esteja aliado a uma alimentação balanceada, que forneça todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar adequadamente e suportar as atividades físicas.

A nutricionista destacou que a suplementação com whey protein deve ser feita de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, levando em consideração fatores como idade, sexo, peso, altura, nível de atividade física e objetivos pessoais.
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