Olhar Conceito

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Cinema

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Cine Teatro exibe produções audiovisuais em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Foto: Reprodução/Dizão

Cine Teatro exibe produções audiovisuais em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
O Cine Teatro Cuiabá terá uma programação especial do projeto “Encontros com Cinema”, na terça-feira (16), com produções audiovisuais feitas por pessoas LGBTQIA+ ou com temáticas LGBTQIA+. A sessão tem entrada gratuita e acontece a partir das 19h, na véspera do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio). A noite também homenageará a artista mato-grossense Hend Simone, que faleceu no ano passado.


Leia mais:
Museus em Cuiabá participam de Semana Nacional com programação gratuita aos visitantes


O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia está em seu quinto ano consecutivo de celebração com uma programação especial no Cine Teatro Cuiabá, por meio do projeto Encontros com Cinema.
 
Em 2019, foi exibido, em parceria com a Vitrine Filmes, o longa “Lembro mais dos corvos”, de Gustavo Vinagre. Em 2020, já no contexto da pandemia de COVID-19, houve compartilhamento online, em parceria com o Cineclube Coxiponés e com a Rede Cineclubista de Mato Grosso, de dez curtas mato-grossenses que tematizam questões LGBTQIA+. Em 2021, ainda no contexto das restrições impostas pela pandemia, também em parceria com a Vitrine Filmes, foi realizada difusão online do longa “Doce Amianto”, de Guto Parente & Uirá dos Reis.
 
Já em 2022, o foco da sessão foi a produção audiovisual mato-grossense, buscando a aproximação e diálogo entre público e artistas da cena LGBTQIA+, assim como nesta edição de 2023.
 
“A cada ano percebemos a ampliação dos conteúdos audiovisuais produzidos por pessoas LGBTQIA+ em Mato Grosso, tanto em iniciativas que envolvem escassez de recursos como em projetos que contam com incentivos oriundos de editais. Além de engajar público e realizadores para o consumo dessa produção, a intenção é dar visibilidade a esses audiovisuais que sensibilizam pessoas para o combate à LGBTfobia”, enfatiza Diego Baraldi, coordenador do projeto Encontros com Cinema.
 
O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é considerado uma data histórica para o Movimento LGBTQIA+, pois foi quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, retirou o termo “homossexualismo” da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças.
 
Confira a programação completa:
 
A programação começa a partir das 19h, no foyer do Cine Teatro. Ali, as artistas da cena LGBTQIA+ Nelly Winter, Petilaine Queen e Sophie Boomer recebem o público, que também poderá conferir um pocket show da cantora Bia Trindade, artista do catálogo da SUMAC Records.
 
Na sequência, já na sala de projeção, haverá interação inicial com os realizadores presentes e ativistas que atuam no campo dos direitos das pessoas LBTQIA+. Artistas da House of Fauth também participam desse momento que antecederá as exibições. Do início ao fim da noite, acontecem homenagens à multiartista Hend Simone.
 
Audiovisuais exibidos
 
“A embaixadora”
(Videoclipe de Santrosa feat Garduzi 2G & BLADE. Direção: Santrosa. 2022. 3’)
Sinopse: No clipe, Santrosa encontra os parceiros musicais Garduzi 2G & BLADE para um rolê festivo que mistura visual country com beats do funk.
 
“Ana Rúbia”
(Direção: Diego Baraldi; Íris Alves Lacerda. 2022. 15’)
Sinopse: Brasil profundo. Entre derivas por uma cidade do interior de Mato Grosso às margens da BR-163, acompanhamos instantes da rotina de Ana Rúbia, que se prepara para o lançamento do livro “Memórias Escolares de Travestis”.
 
“Angelus Novus anuncia na boca da noite a derrocada do anticristo”
(Direção: Luiz Borges. 2021. 18’)
Sinopse: Três núcleos dramáticos abordam temas decorrentes dos impactos da pandemia, tais como o aumento da violência doméstica, o abandono da infância, o suicídio, o negacionismo e a mercantilização da fé.
 
“Bala perdida”
(Videoclipe de AYO; Produção: GAMI/Yetto. 2023. 2’)
Sinopse: Imagens de Ayo sobrepostas ao lyric video da música “Bala perdida”.
 
“Bereu”
(Videoclipe da Rapper Azul. Direção artística: Eloá Pimenta; Direção de fotografia: Elton Martins. 2022. 3’)
Sinopse: O videoclipe da Rapper Azul é inspirado no espetáculo teatral “Bereu”, que traz à tona relatos sobre encarceramento feminino.
 
“Bixas Pretas: entre o amor e afetos”
(Direção: Diego Cavalcante. 2023. Teaser de 5’)
Sinopse: Quatro bixas pretas dialogam, por meio de suas vivências, sobre como o racismo e a homofobia afetam o campo amoroso.
 
“Borboletas”
(Direção: Vitor Manoel Evangelista. 2023. 3’)
Sinopse: Thiago e Pedro embarcam em uma jornada em busca do amor.
 
“D’água”
(Direção: Geo Rodrigues. 2002. 4’)
Sinopse: Quando estamos na água, tudo o que não é nosso, se vai na correnteza. Deve ser por isso que transicionar é como atravessar um rio.
 
“Entre cores e paredes”
(Direção: Silmar do Nascimento Nunes. 2023. 3’)
Sinopse: O curta registra a pintura de um mural na cidade de Cáceres, idealizado por Amanda Barbosa de Arruda e Silmar do Nascimento Nunes e executado pelo artista visual Everson Candido.
 
“Escreviventes”
(Direção: Zizele Ferreira e Vinicius Brasilino. 2021. 10’)
Sinopse: “Escreviventes” é composto por performances poéticas de corporeidades pretas que revelam aspectos e sentidos de pessoas afrodiaspóricas com individualidades singulares, apresentando diversidades de escrevivências em que elas são o centro de um universo imenso de histórias pretas, materialidades e subjetividades presentes no cotidiano acadêmico.
 
“Gato preto”
(Direção: D.O.M. 2023. 5')
Sinopse: Um sonho de um encontro com uma pessoa desconhecida ao acaso. Porém não tão desconhecida e não tão ao acaso assim. Seria o sonho realidade ou inexistência?
 
“I’m a Queen”
(Clipe da tour [des] concerto, de Sarah Mitch. Direção: Sarah Mitch. 2022. 4’)
Sinopse: Fragmento do espetáculo [des] concerto, que segue os parâmetros de um musical teatral, com mais de 20 artistas envolvidos, entre músicos, bailarinos e cantores. Voltado para o público LGBTQIAPN+ e apoiadores, o espetáculo traz músicas autorais inspiradas nas maiores artistas do mundo pop, como Madonna, Lady Gaga, Beyoncé.
 
“#Lambatrans”
(Apresentação de A Luisa Lamar. 2021. 4’)
Sinopse: Apresentação da canção “#LAMBATRANS”, por A Luisa Lamar, com harmonia de Paulo Monarco, no “1° Jardim Autoral: Festival da Canção”.
 
“Livres para ser”
(Direção: Gustavo Lima. 2022. 7’)
Sinopse curta: Um grupo de adolescentes destemidos resolve ir à praia, dessa vez para serem eles mesmos. Fê encoraja os amigos a erguerem a bandeira e juntos eles mostram pro público que praia também é lugar de beijo gay.
 
“Mães pela Diversidade Cáceres. Experiências e Acolhimento - Liliam e sua filha Laura”
(Direção: Jefferson Torquato e Victor Cruvinel. 2023. 3’)
Sinopse: O objetivo é mostrar depoimentos de mães de LGBTs falando sobre experiências de aceitação com filhes. Também pretende-se enfatizar que a população LGBTQIA+ tem família, que é amada, acolhida e que merece respeito.  
 
“Na casa da fazenda”
(Direção: Diego Baraldi. 2023. Teaser de 5’)
Sinopse: O jovem Zaguinho é convidado pelo tio Arlindo a passar alguns dias na zona rural. Sozinhos em meio à natureza, os dois aproveitam o tempo para se aproximar um do outro. Livremente inspirado em conto de Wagton Douglas.
 
“Não é só close, é luta!”
(Direção: Vitor Manoel Evangelista Santana. 2022. 3’)
Sinopse: Artistas tangaraenses contam suas experiências na arte e na vida.
 
“Nosso lance”
(Direção: Maikon Soares. 2023. 5’)
Sinopse: Microfilme do MTQUEER. Frederico e Cassandra não tinham um rótulo para o relacionamento até que amigos plantam a dúvida na mente dos dois: será que há algum rótulo que caiba ao casal?
 
“O mal amado”
(Elton Martins. 2023. 6’)
Sinopse: Vídeo de apresentação da nova série do MTQueer. Victor é um rapaz que sonha em se casar e vê essa oportunidade de realização quando se casa com Paulo, um cara cínico com quem Victor imaginava que seria feliz. Tudo muda quando Victor descobre que Paulo tem um relacionamento extraconjugal com Ricardo, melhor amigo de Victor.
 
“Ouçam a nossa oração”
(Direção: Fransiney Deoclides Ribeiro Duarte Souza. 2022. 4’)
Sinopse: Música que transporta e transmite, “Ouçam a nossa oração” é um pedido por uma vida melhor.
 
“Perigosa”
(Videoclipe de Penélope. Letra: João Reis e Eduardo Butakka; Direção: Marcos Maia. 2023. 3’)
Sinopse: Penélope, personagem interpretada por Eduardo Butakka, lançou um clipe musical intitulado “Perigosa”. Com refrão chiclete, a paródia musical convida a todos a “saírem do armário”.“A ideia é se apropriar de uma expressão que sempre foi usada para ofender homossexuais e ressignificar o termo como palavra de empoderamento, de libertação”, explica Butakka.
 
“Pink Station/Linha Rosa do Metrô”
(Direção: Heitor Magno. 2019. 2’)
Sinopse: Existem algumas cores que identificam as linhas de metrô de São Paulo. As principais são verde, azul e suas variações. A cor rosa aparentemente não é levada em consideração. Esse videoarte propõe um passeio por uma imaginária linha rosa, em um dos principais trajetos da cidade de São Paulo.
 
“Pureza”
Sinopse: Fragmento do Programa “Palco pra dois”, com Cristopher Chaves e Caju. O programa é uma iniciativa da Secom AL/MT; Produzido pela Monkey Filmes e dirigido por José Augusto Barbosa para a TVAL/MT. 2022. 2’.
 
“Retrato do por do sol”
(Direção: Stephany Lewandowski. 2022. 2’)
Sinopse: Um rapaz com traumas encontra o amor por acidente.
 
“The Max”
(Videoclipe da Unpunked Sound feat Giuliatti. Direção: Gabriel Giuliatti. 2022. 2')
Sinopse: O clipe é composto por várias cenas, entre construções, palcos e o banheiro de um pub, e retrata atmosferas animadas e descoladas. Renato Melón, vocalista da Unpunked Sound, e Gabriel Giuliatti, com sua voz incrível, se unem nessa colaboração audiovisual. O vídeo também apresenta Rebecca, drag queen, maquiadora e DJ, que adiciona ainda mais estilo à produção.
 
Serviço

O quê: Exibição de audiovisuais mato-grossenses na luta contra a LGBTfobia.   

Quando: Terça-feira, 16 de maio, a partir das 19h00.

Onde: Cine Teatro Cuiabá.

Quanto: entrada gratuita

Mais informações: 65 2129-3848.
 
(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet