Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Perfil

STAND-UP EM MATO GROSSO

Comediante cuiabano encontra humoristas famosos em temporadas de shows e traz experiência à cena local

Foto: Arquivo Pessoal

Comediante cuiabano encontra humoristas famosos em temporadas de shows e traz experiência à cena local
O comediante cuiabano Vini Amorim, de 29 anos, está passando uma temporada nas casas de stand-up comedy em São Paulo, a fim de aprofundar os conhecimentos e experiências na área para fortalecer a cena de Mato Grosso. Ao Olhar Conceito, o jovem fala um pouco sobre a trajetória na comédia, os encontros com grandes comediantes e o cenário em Cuiabá.

Leia mais
Naiara Azevedo com Humberto & Ronaldo, Semana do Cavalo e feijoada do Batata prometem agitar Cuiabá


Vini começou a se aventurar na comédia com formato stand-up em 2017, durante um evento de competição no Pantanal Shopping, onde terminou em segundo lugar e viu que poderia investir na carreira.

“Ali em 2017, eu vi que poderia fazer isso, se eu estudar, dá para ficar bom. E nisso, comecei a estudar referências, pesquisar o pessoal da cena, mas é bem difícil. Tem shows muito bons, ao mesmo tempo, que tem alguns muito ruins. Mas aí, em 2018, eu tive meu primeiro contato com o Thiago Ventura, quando a gente dividiu o palco no teatro da UFMT, no mesmo dia em que perdi a minha avó”, conta Vini.

“Naquele dia, a noite eu teria que encontrar ele para fazer o show. Foi difícil demais. Mas foi ali que aprendi a virar a chave na comédia. Quando você entra no palco, vira ela, e quando sai dele, desvira. E foi um show incrível, e desde então mantemos contato e fazemos shows juntos”, complementa.
 
Depois da pandemia da covid-19, em 2020, Vini Amorim começou a ter contato com outros humoristas renomados no cenário brasileiro. No início de 2022, ele fez abertura de diversos shows de comediantes nacionais que apresentavam em Cuiabá, como Rodrigo Marques, Emerson Ceará, Afonso Padilha, e outros.

“Todo mundo sempre me falava para ir para São Paulo, mas eu não queria abandonar Mato Grosso, porque acho que tem muita coisa ainda para construir aqui. Mas chegou a fase de ter que sair e conhecer outras cenas. Final de 2022 e agora em 2023, estou fazendo temporadas de shows em São Paulo para aprender, estudar e conviver com outros comediantes. Mas volto e aplico tudo isso em Mato Grosso para crescermos mais ainda”, disse.

Conforme o comediante, existem duas casas de stand-up comedy em Cuiabá, onde são feitos shows semanalmente. São elas: o Detroit Comedy, localizada no Detroit Steakhouse, na avenida Mato Grosso, que tem shows às quintas; e o Karacas Bar, localizado no bairro Jardim das Américas, com microfone aberto para stand-up às terças.

Encontro com comediantes famosos

Nesta semana, Vini está participando de diversas apresentações em casas de stand-up comedy em São Paulo, junto com o comediante de Rondonópolis, Aleassandro Gardin. A maior surpresa da temporada foi o encontro com Danilo Gentili e um convite do próprio para um show em sua casa de comédia ‘My Fucking Comedy’.

“O Danilo recebeu a gente muito bem, foi até surreal o jeito que ele conversou conosco, porque ele nos tratou muito ‘grande’, e ficamos assustados, ele perguntava do que tínhamos achado do show que ele tinha acabado de fazer, trocou bastante ideia, perguntou da recepção aqui em Mato Grosso. Para nós foi um privilégio estar ao lado dele, do Oscar Filho e do Diogo Portugal”, conta Vini.

No meio dessa conversa, o humorista fez o convite aos mato-grossenses para se apresentarem no local, no entanto, por conta da agenda de viagens, não puderam participar. “Mas ele deixou as portas abertas para gente se apresentar lá quando puder. Foi muito legal essa troca de ideia, uma experiência muito boa, porque conhecemos um dos maiores humoristas do Brasil”.

Para Vini, participar dessas temporadas em outras cidades ajuda muito a desenvolver o trabalho de comediante. “Parece que a gente treinou dois anos de comédia em uns cinco dias fora”.

“E temos que ajudar nosso cenário a crescer. As pessoas não sabem muito sobre a comédia em Cuiabá e Mato Grosso. Sempre perguntam se tem stand-up na cidade e se são comediantes bons ou não. Precisamos começar a divulgar mais isso, para o público entender que tem stand-up em Mato Grosso e é uma experiência muito diferente do que estamos acostumados para um programa no final de semana”, conta.

“A experiência de dar umas risadas e aliviar o stress é muito bom, seja para terminar ou começar a semana. Para mim, rir é o melhor remédio. Eu, Vini Amorim, venho lutando para que a gente consiga construir uma cena forte no estado, incentivando mais comediantes e espalhando os comedys para Cuiabá e o estado. Levar alegria para o povo cuiabano e mato-grossense”, finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet