Durante toda a infância, era comum que o publicitário e músico Ronaldo Dias Ribeiro, de 45 anos, ouvisse os clássicos cantados por Roberto Carlos. Filho de uma cantora e um instrumentista, Ronaldo conta que os pais, já falecidos, não chegaram a saber que ele trabalha com Roberto Carlos, mas são lembrados em cada show do cantor.
Leia também
Criadora de receita de 'beijo grego' que viralizou, cuiabana ensina escaldado e 'caldo de quenga'
Ronaldo já conheceu algumas dezenas de cidades brasileiras por conta do trabalho na venda de produtos oficiais, como canecas e chaveiros, de Roberto Carlos, Daniel, Luccas Neto e Enaldinho. Na segunda (12), ele esteve em Cuiabá para o show de Dia dos Namorados de Roberto Carlos, no Ginásio Aecim Tocantins.
“Somos três irmãos que trabalhamos com o Roberto Carlos. Ele sempre foi um dos músicos que tocavam em casa e poder trabalhar com ele hoje é relembrar. Já me emocionei várias vezes com ele. Não tem um show que não fico emocionado, porque a banda é muito boa”.
O publicitário sorridente e bem humorado, desvia com destreza dos degraus entre os assentos das arquibancadas do ginásio enquanto oferece as canecas e copos que estampam o rosto do “Rei”, como Roberto Carlos ficou conhecido no Brasil, ou chaveiros com as iniciais do nome do cantor.
Com uma bolsa recheada de mais unidades dos produtos que estão a venda, Ronaldo responde aos curiosos que perguntam o preço das canecas, copos e chaveiros: “A caneca é R$ 50, vamos levar uma lembrancinha do Rei hoje”, diz enquanto tenta convencer um dos fãs do cantor que aguarda o show.
Ronaldo nasceu em São Paulo (SP), mas brinca que mora pelo Brasil. Antes de chegar em Cuiabá, ela passou por duas cidades paranaenses: Maringá e Londrina. No sábado (9), desembarcou na capital de Mato Grosso.
“Temos essa empresa há mais de 20 anos e estamos com o Roberto há 10. É muito legal porque viajo para vários estados, conheço várias pessoas… Você nunca está em um lugar só. É muito louco, tem dia que você acorda no hotel e pensa: onde eu estou”, conta enquanto dá risada.
O lado vendedor de Ronaldo fica de lado quando ele começa a cantar as músicas de Roberto Carlos que mais gosta. Ele cita “Emoções”, “Detalhes” e “Caminhoneiro” como as músicas que mais lembram os momentos com os pais.
“Dos artistas que trabalho, Roberto Carlos é o que mais assim… mexe mais com você. Exatamente por conta da lembrança afetiva que tenho dos meus pais. Estar aqui vendo mais um show dele, aos 82 anos… Um homem com essa paixão e dedicação. São décadas trabalhando, é especial, né?”, diz depois de cantar um trecho de “Caminhoneiro”.
Ronaldo conta que como chegou muito cansado da viagem entre Paraná e Mato Grosso, não conseguiu conhecer pontos turísticos cuiabanos, mas se impressionou com a receptividade dos moradores.
“Aqui é uma cidade muito quente, né? Dei sorte com essa virada de tempo. O povo cuiabano é muito simpático, muito legal. É muito bom poder conhecer o Brasil e conhecer pessoas novas. Cada cidade tem sua própria cultura, é sempre uma experiência boa”
Para ele, vender os produtos nos shows dos cantores com quem trabalha é uma forma de poder viver da música. “De alguma forma eu estou vivendo de música, né? Sou feliz, gosto do que faço”.