Depois de anunciar show do rapper Criolo no Festival Vambora, em setembro, em Cuiabá, o movimento confirmou a presença do MC Marechal em um evento exclusivo de hip hop, no Parque 31, em Várzea Grande, em 22 de julho. MC Marechal começou a carreira em batalhas de MCs em 1998. Depois, integrou o extinto grupo Quinto Andar, junto com De Leve e Shawlin.
Leia também
'Alcione cuiabana' divide palco com Mumuzinho e canta na 'Casa da Marrom', no Rio de Janeiro
Artistas regionais também vão participar do evento. Ele foi o primeiro a investir na carreira solo, quando gravou "Loadeando" com Marcelo D2 e Fernandinho Beatbox, alcançando destaque nacional.
Em parceria com Janaína Michalski, ele criou, em 2012, o projeto Livrar, que distribui livros de autores independentes pelo Brasil em seus shows. Fazendo uso da sua representatividade no rap para fortalecer a importância da literatura. Segundo o próprio, "Livrar" é a união dos termos "livro" e "levar".
Funciona assim: o autor que quer disponibilizar seus livros faz seu cadastra pela internet e se responsabiliza a entregar as publicações ao rapper quando ele estiver na cidade do autor.
O Movimento Vambora, responsável pelo festival, trabalha para inserir Mato Grosso de volta na rota nacional de festivais de música do Brasil. A empreitada mais recente é a filiação à Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin), responsável por impulsionar a consolidação do diálogo entre o Poder Público e sociedade civil.
A primeira edição do Festival Vambora aconteceu entre dezembro de 2020 e março de 2021, em Cuiabá, com diversas ações que contaram com uma grande adesão de público e artistas. Segundo a produtora, a representatividade local surpreendeu a organização.