O ilustrador Hugo Alberto, de 32 anos, já coleciona trabalhos de visibilidade nacional em seu currículo, como a releitura do Zé Gotinha feita à convite do Centro Cultural do Ministério da Saúde para compor uma exposição temática. Nesta segunda-feira (18), o mato-grossense divulgou uma nova ilustração feita para o clube de assinatura de vinis da Revista Noize.
Ainda em dezembro, Hugo Alberto também participou da CCXP, edição brasileira da Comic Con, em São Paulo (SP), com uma ilustração autoral feita para a HBO Max. O artista recebeu um convite para ilustrar o poster da série The White Lotus, que ganhou design em movimento feito por Pedro Brites, e ficou exposta em um dos stands do evento.
Para a Noize, Hugo Alberto foi convidado para ilustrar a edição especial de Letrux. Em seu Instagram, o artista contou que ficou emocionado com o trabalho, já que admira o trabalho da cantora que lançou o álbum "Letrux Como Mulher Girafa" recentemente.
"No processo de criação da ilustração ouvi tanto o álbum que foi parar no meu top1 mais ouvido do spotify. E não me canso de ouvir, não dá pra cansar. Fui atrás de entrevistas, podcasts, tudo que dava pra ouvir mais de Letrux falando e explicando sobre as composições, seus processos e fui me embrenhando nesse emaranhado delirioso e fantástico da mulher girafa, que no fundo é um flamingo", contou.
Entre os desenhos e ilustrações que já produziu, um dos "xodós" de Hugo foi inspirado em sua vira-lata caramelo, a Jurema. Hugo e Pedro adotaram Jurema através do Projeto Lunar e, por isso, 20% dos lucros das primeiras vendas foram revertidos para a instituição.
“Essa ilustração do ‘Caramelo do Brasil’ é meu xodó real e de muitos que me acompanham. Na verdade, é o meu trabalho de maior repercussão até agora. Essa bandeira foi parar em quase todos os estados brasileiros”.
Para o artista, o alcance que seu trabalho ganhou nos últimos dois anos é consequência das parcerias que encontrou pelo caminho. Ele conta que a seleção do clipe “A Pressa”, da cantora Karola Nunes, para o Bogotá Music Video Festival, lhe rendeu uma experiência “para toda vida”.
No ano passado, Hugo criou estampas exclusivas para a Animale em seu primeiro trabalho com uma marca de alcance nacional. A entrada no mundo da moda não foi vista com estranheza, mas como parte de um processo “natural”, pontua o ilustrador.
O artista também desenvolve projetos em parceria com Pedro Brites, que tem uma produtora de conteúdo audiovisual, a Cachara Estúdio. Os projetos são tocados individualmente por eles, mas vez ou outra se encontram, como no caso do clipe de “A Pressa”.
“Preferimos trabalhar dessa forma desde o início para cada um conseguir focar em suas áreas específicas e trabalharmos juntos apenas em projetos que façam sentido para os dois. Dessa forma consigo focar nas ilustrações e ele, na produção audiovisual”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.