Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

no cine teatro

MT Escola de Teatro forma 40 novos profissionais das artes cênicas em cerimônia

Foto: Reprodução

MT Escola de Teatro forma 40 novos profissionais das artes cênicas em cerimônia
A MT Escola de Teatro forma mais uma turma de alunos nesta sexta-feira (15), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. Serão 40 novos profissionais graduados no curso superior de Tecnologia em Teatro, oferecido gratuitamente pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Leia também 
Família transforma garagem de casa em gelateria artesanal com cardápio criativo em Cuiabá


A MT Escola de Teatro é o maior projeto de artes cênicas de Mato Grosso, e oferece o curso de graduação com certificado de tecnólogo para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, iluminação, sonoplastia, dramaturgia e produção cultural.

O diploma de ensino superior é conquistado após quatro módulos semestrais (dois anos de estudo). Além do curso superior, a instituição também oferece capacitações de curta duração, voltadas para quem busca conhecimentos complementares na área do teatro.

A atriz Amarílis França está entre os formados, mas desde 2016 coleciona experiências de trabalho em produções audiovisuais mato-grossenses. Para ela, apesar de se formado em atuação, a MT Escola de Teatro ajuda a enxergar diversas possibilidades de criação e desenvolvimento. 

"São muitas vivências e experiências dentro da MT Escola, de um aprofundamento desse fazer teatral coletivo. Fiz o curso com ênfase em atuação, mas a MT Escola proporcionou uma visão mais ampla, que me permite enxergar diversas possibilidades de criação e de desenvolvimento. Acredito que vai ser uma leva de profissionais que vão fazer diferença e mexer com o mercado do teatro em Mato Grosso de uma maneira muito positiva”.

A artista Shirley Nascimento, que tem mais de 15 anos de atuação no mercado da música, escolheu estudar teatro com ênfase em sonoplastia. Para ela, a graduação será um marco, que representa uma grande conquista após outras tentativas de se formar em um curso superior.

“Minha expectativa é muito grande, estou muito feliz com essa formação, pois tentei fazer faculdade antes, mas não consegui terminar. Tive uma filha nesse período, levava ela junto comigo para as aulas, me esforcei muito para concluir o curso de teatro. Sou cantora e trancista. A música é uma arte que amo muito, e por isso eu quis fazer sonoplastia”.

Em Cuiabá, a MT Escola de Teatro tem a maior parte da carga horária ministrada no Cine Teatro Cuiabá, com gestão do curso feita em parceria com a Associação Cultural Cena Onze. No espaço, os estudantes também promovem anualmente uma mostra de artes cênicas, onde colocam o conteúdo em prática durante apresentação de espetáculos ao público.

Atualmente, são 80 alunos matriculados, sendo 50 estudantes no polo Cuiabá e 30 em Cáceres. Desde sua criação, em novembro de 2016, a MT Escola de Teatro já formou 150 profissionais das artes cênicas, que atuam tanto em Mato Grosso como em outros estados em projetos de teatro, cinema, televisão e docência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet