Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cinema

laboratório de desenvolvimento

Projetos audiovisuais de MT são selecionados pelo 8º Icumam Lab; veja nomes

Foto: Reprodução

Projetos audiovisuais de MT são selecionados pelo 8º Icumam Lab; veja nomes
O Icumam Cultural, responsável pela oita edição do Icumam Lab - Laboratório de Desensolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste, divulgou nove projetos selecionados para participar do evento que será realizado em formato de imersão na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO), entre 5 e 12 de maio. 

Leia também 
Receita criada por casal: pipoca doce gourmet feita com milho mushroom faz sucesso em Cuiabá

Foram dois projetos mato-grossenses selecionados, além de quatro do Distrito Federal e três de Goiás. São eles: Famigerada (GO), Divino (DF) e Uma Fresta (GO); três projetos de séries de TV de ficção: Luzes no céu (GO), Senhor dos afogados (MT) e Perícia psicológica (DF); e três projetos de documentários de longa-metragem: Antropólogo Aprendiz (MT), El-mar (DF) e É só amor (DF); que receberão consultorias individuais e coletivas de profissionais qualificados e renomados no mercado audiovisual, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

A Comissão de Seleção foi composta pela cineasta, produtora e curadora, Flavia Candida; pelo professor e pesquisador Rafael de Almeida; e pela roteirista, documentarista e pesquisadora documental, Luana Rocha. Os projetos selecionados foram escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também foram considerados.

Nesta edição foram recebidas 60 candidaturas para o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. Foram inscritos 35 projetos do Distrito Federal, 15 de Goiás, seis de Mato Grosso e quatro do Mato Grosso do Sul. Foram 50 projetos de longas-metragens (37 ficções e 13 documentários) e 10 séries de TV (7 ficções e 3 documentários).

“Investir na produção, preparação e formação de novos talentos colabora para o objetivo do Icumam de promover o desenvolvimento cultural e das comunicações. Por isso, durante o laboratório, os participantes terão acesso a um acompanhamento e análise cuidadosos para seus projetos nas diversas etapas, desde o planejamento de filmagens, passando pela concepção de direção, intenções de comercialização e distribuição, até a preparação para a venda do projeto”, diz Maria Abdalla, criadora e diretora do 8º Icumam Lab.

Icumam Lab 

Desde sua criação, em 2013, foram 69 projetos contemplados, mais de 28 estão em diferentes etapas de produção e finalização, e alguns já foram distribuídos e exibidos no circuito de festivais e comerciais; com participação de 123 diretores e produtores, 30 tutores, 20 palestrantes, 15 integrantes de comissão de seleção, 18 palestras e mais de 2.329 inscritos em palestras até a última edição.

Os projetos serão acompanhados pela equipe de tutores formada por Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora audiovisual), Letícia Simões (roteirista e diretora), Maíra Bühler (diretora e roteirista), Maíra Oliveira (roteirista e diretora), Mylena Mandolesi (produtora), Rafael Sampaio (produtor) e Rodrigo Letier (produtor). A coordenação pedagógica é de Fernanda De Capua e Rafael Sampaio.

Com essa trajetória e resultados dos últimos anos, o Icumam Lab segue trilhando um caminho na busca da construção de pontes para as obras audiovisuais do Centro-Oeste, em direção ao mercado nacional e internacional.

O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet