Olhar Conceito

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Gastronomia

lanches artesanais e pratos

Chef abre hamburgueria com tema de galáxia na periferia de Cuiabá: ‘devia isso para a comunidade’

Foto: Olhar Direto

Chef abre hamburgueria com tema de galáxia na periferia de Cuiabá: ‘devia isso para a comunidade’
Apesar de ter nascido no interior de Mato Grosso, o chef Hofineias Ramalho, de 34 anos, se mudou para o bairro Pedra 90, na periferia de Cuiabá, há 17 e, por identificar a necessidade de que a comunidade local também tivesse acesso a novidades da gastronomia, decidiu inovar. Foi assim que nasceu a Galáxias Burguer, hamburgueria temática que também serve pratos à la carte. 


Leia também 
Beco do Candeeiro recebe shows, feira gastronômica e visita guiada como parte de revitalização

Assim que os clientes entram no estabelecimento, são convidados a uma viagem interplanetária. Cada canto da hamburgueria foi pensado para brincar com a imaginação dos visitantes, prova disso é o teto 3D com luzes no salão principal. Nas paredes, a arte de Babu 78 fica encarregada do toque final, com direito a ilustração de um simpático ET entregador. 

Da decoração ao cardápio, o objetivo de Hofineias foi inovar no Pedra 90. Ele explica que a ideia nasceu de uma necessidade que ele identificou como morador da região. “Quando a gente queria comer algo diferente, a gente tinha que ir para o Jardim Imperial, centro ou shoppings, hoje não é mais assim. Perguntava para alguns amigos sobre o hambúrguer artesanal, eles diziam que não tinha saída, mas não tinha saída porque ninguém fazia. Sentia que devia isso para a comunidade, porque tinha me formado, precisava trazer isso para dentro da comunidade. ”. 

A Galáxias Burguer abriu há quatro anos de maneira tímida, com mesas na calçada, já que o chef planejava, primeiro, cativar os vizinhos com um cardápio diferenciado. Hofineias começou sem equipamentos profissionais, cozinhando em um fogão convencional os primeiros pratos à lá carte. 
 

Não demorou para que o risoto, a picanha e a parmegiana, que segue sendo campeã no gosto dos fregueses, ganhassem o coração dos moradores do Pedra 90. “Fomos comprando os equipamentos: uma chapa, uma fritadeira. Quando conseguimos todos, eu parei com os pratos, ficamos só com os hamburgueres, mas os clientes antigos ficavam cobrando: 'gosto do estrogonofe', 'gosto da parmegiana', 'gosto da picanha'. Com isso, eu voltei”. 

Por conta da demanda dos clientes, os pratos à lá carte continuam no cardápio, que também ganhou os hambúrgueres criados por Hofineias, como o que é feito com pacu e o de costela com banana frita. Outro queridinho dos clientes é o paulistinha de costela. O chef conta que a carne é cozida lentamente para garantir o ponto perfeito: desmanchando. 


Chef decidiu se especializar na gastronomia em 2016 e há quatro anos abriu hamburgueria temática no Pedra 90. (Foto: Arquivo pessoal) 

“O cardápio foi todo elaborado por nós mesmos, trabalhamos com produtos de alta qualidade, não é porque estamos em uma região mais periférica, por assim dizer, que vou trabalhar com menos qualidade. Uso hortaliças colhidas no dia, procuro trabalhar muito com a economia local, vou lá escolher os pés de alface para usarmos, o verdurão e açougue também é local, vamos pessoalmente todo dia”. 

Para atrair novos consumidores, Hofineias criou a “Quinta do Quinzão”, em que um lanche do cardápio é escolhido para ser vendido por R$ 15. “Independente da quantidade, se o cliente quiser levar 15, ele leva”, ressalta. 

A Galáxias Burguer também possui uma segunda unidade, na Rodoviária do Coxipó, e o chef já planeja a expansão. Atualmente, os lanches e pratos da hamburgueria estouraram a bolha dos moradores do Pedra 90 e Hofineias conta que pessoas de bairros distantes pedem delivery ou vão ao local. 

“Neste ano estamos solidificando as lojas, treinando a equipe, desde o começo do ano já tenho todo o equipamento para montar uma loja no CPA, que é nosso próximo passo. Hoje atendo 70% de Cuiabá por delivery, o que falta é a região do CPA, quero centralizar lá e fechar 100% de Cuiabá.”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet