Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

COTIDIANO

Reproduções de artistas locais passam a circular por ônibus de Cuiabá e VG

Foto: Chico Ferreira

Arte de Adir Sodré

Arte de Adir Sodré

“A arte precisa estar em todo lugar”. O ultimato é do irrequieto artista plástico, Adir Sodré, que tem toda a reconhecida hiperatividade em sintonia com um novo projeto que acaba de endossar, o Arte em Movimento. Sodré não para nunca e sua arte, passa a ‘perambular’ pela cidade de carona em ônibus. Assim como a de outros seis artistas que terão sua arte estampada em 40 veículos de transporte público.

Quatro importantes violeiros se reúnem no sábado para cantar ritmos do Araguaia ao Pantanal

Adir destaca que muitas pessoas se sentem inibidas em freqüentar museus e galerias e a iniciativa configura uma tentativa bem-sucedida de democratização do acesso às artes visuais. Ele realça ainda que o projeto já foi desenvolvido em anos anteriores, na gestão do então secretário municipal de Cultura, Mário Olímpio.



Além de Sodré, integram o projeto, Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu Seteoito. Os adesivos se originam de produções que vão de técnicas e suportes variados, do óleo sobre tela até o grafite.

Representante do grafite, Babu Seteoito, ressalta que esta estética sempre teve uma tradição com os metrôs, o que aproxima muito da ideia do projeto. “É uma galeria urbana em movimento, pegando e deixando os observadores. Isso me deixou muito empolgado a participar. Meu trabalho sai do muro, estático, e ganha as ruas, se movimenta”, diz. “Na minha cidade, minha arte”.

Arte para contemplação? Sim, mas também é arte engajada. “Só de ser arte ja é político e como é grafite, então... A minha arte é a mão do povo que pediu reajuste na passagem”, sorri.

O projeto será lançado nesta quarta-feira (25.09), às 17h, no Salão Cultural do Palácio Paiaguás. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, o projeto cruza os campos da imagem e se apropria de suportes não convencionais para disseminar a arte visual. O próximo passo, será aplicar textos de poetas e escritores mato-grossenses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet